Guimarães inaugura Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal Raul Brandão

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33997

Espaço disponibiliza material informativo sobre a União Europeia, além de um ponto de acesso através da internet. Podem ser consultados livros, brochuras, folhetos, mapas, vídeos e outros materiais relevantes da União Europeia.
 
Um espaço permanente de informação para consulta de programas, estruturas e medidas da União Europeia, denominado “Antena de Informação Europeia de Guimarães”, foi inaugurado pela Câmara Municipal esta sexta-feira, 19 de maio, na secção multimédia da Biblioteca Municipal Raul Brandão, situada no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
 
O protocolo assinado entre o Município de Guimarães e o IPCA, representante legal do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos, de criação da Antena de Informação Europeia de Guimarães, é um espaço onde será facultada a todos os cidadãos informação atual sobre a União Europeia e as suas instituições, constituindo-se um serviço de proximidade com os cidadãos adaptado às necessidades locais e regionais.
 
«Guimarães está mais perto da Europa, quer com o trabalho que as escolas estão a fazer no âmbito dos seus Clubes Europeus, quer com a adesão ao Programa Erasmus nos vários níveis de ensino e agora com a Antena de Informação na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Assim se constrói uma nova Europa, solidária, colaborativa e responsável», referiu a vereadora Adelina Paula Pinto, numa sessão que contou com a presença de alunos do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
 
Este espaço disponibilizará material informativo (livros, brochuras, folhetos, mapas, vídeos e outros materiais relevantes) sobre a União Europeia, além de um ponto de acesso à informação europeia através da internet, existindo um computador disponível para o efeito. Em parceria com o Centro de Informação Europe Direct de Barcelos serão organizadas periodicamente atividades para o público em geral ou grupos organizados, tendo como temática assuntos relevantes relacionados com a União Europeia.
 
Projeto com dimensão social
A Antena de Informação Europeia de Guimarães vai contar com o apoio de dois técnicos especializados que prestarão toda a colaboração necessária a quem procurar mais informação através do espaço, que conta ainda com um local online para a colocação de questões. A plataforma online está já disponível e os materiais físicos estão todos agregados na Biblioteca Municipal Raul Brandão. O projeto está também ligado à rede de bibliotecas escolares de Guimarães.
 
Além da inauguração, decorreu um debate público com cidadãos da região sobre o futuro da União Europeia e a importância da sua dimensão social. No âmbito das comemorações dos 60 anos dos Tratados de Roma, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, tem promovido eventos para dialogar diretamente com os cidadãos e deles ouvir as suas questões e sugestões com base no Livro Branco sobre o futuro da Europa, lançado pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

*** Nota da C.M. de Guimarães ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia