Portugal e Galiza convergem na Semana Cultural

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1185

Música, poesia e literatura dos dois lados da fronteira numa exultação de tudo aquilo que une Portugal e a Galiza. Tendo como mote ‘Convergências - Portugal/ Galiza’, a terceira edição da Semana Cultural foi apresentada ontem no salão nobre da câmara municipal.
Numa organização do grupo Canto D’ Aqui, em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, o apoio da Câmara Municipal de Braga e a Xunta da Galiza, e este ano, pela primeira vez, do Conselho Cultural da Universidade do Minho, a iniciativa realiza-se de 19 a 25 de Fevereiro em diferentes palcos da cidade.

O concerto do Canto D´Aqui e a Banda Militar do Porto neste domingo (dia 19) marca a abertura da Semana Cultural. Uma fusão entre o clássico e o popular, com orquestrações únicas, destacada ontem por Jaime Torres, do Canto D´Aqui como uma das novidades desta terceira edição.

A sessão de apresentação contou também com a presença da vereadora da Cultura, Lídia Dias, realçou o ponto alto desta semana que é o colóquio no próximo dia 21, que contará coma presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, onde serão apresentadas as obras ‘A Raiz Genuína: a Música Tradicional na obra de José Afonso’ do musicólogo, Mário Correia, e a segunda obra de Carlos Pazos -Justo, professor da Universidade do Minho cujo título é ‘A imagem da Galiza em Portugal’.

A iniciativa presta tributo a José Afonso como grande impulsionador das relações culturais e musicais com a Galiza. O concerto terá lugar, no dia 23, no auditório do Conservatório Gulbenkian, e contará com a actua- ção do Grupo Canto D´Aqui e de vários convidados: Ana Ribeiro, Uxia, Hugo Torrres, Miguel Oliveira, Iria Esteves, João Manuel, Catarina Araújo, Filipe Cunha e Daniel Pereira Cristo.

Do lado galego o tributo a Rosalía de Castro, grande escritora que influenciou toda a literatura galega com a sua obra. Sobem ao palco do Teatro do Liceu Sá de Miranda, as Donicelas, um grupo de Salceda de Caselas (Galiza) e o músico bracarense Hugo Torres.
Para encerrar esta semana haverá um concerto, no próximo dia 25, da Banda Musical de Oliveira (Barcelos) com actuação dos ‘The Classic’ sob a direcção do maestro Filipe Cunha. O concerto terá lugar no auditório do Parque de Exposições de Braga.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia