Correio do Minho

Braga, segunda-feira

VisitBraga, muito mais do que uma plataforma de promoção turística

Sinais de pontuação

Ideias

2018-06-29 às 06h00

Rui Marques

No passado dia 18 de junho foi lançado um importante instrumento para a promoção e desenvolvimento do turismo de Braga – o portal VisitBraga.
Trata-se de um portal que vem preencher uma lacuna existente, já que Braga ainda não dispunha de um portal oficial do Turismo, e que resulta de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, em parceria, pela Associação Comercial de Braga e Câmara Municipal de Braga.
Esta plataforma surge na sequência da definição de uma estratégia de desenvolvimento e promoção do destino Braga e é parte integrante de um plano de ações a implementar para a prossecução do desígnio “internacionalizar o Turismo de Braga”.
Uma plataforma de promoção turística
Tratando-se um portal de promoção turística do destino Braga, surge sob a marca VisitBraga, à semelhança da denominação adotada pela maioria das cidades turísticas internacionais – que conjuga a palavra “Visit” seguida do nome da respetiva cidade, e o domínio adotado foi “.travel”, um domínio em ascensão, a nível global, para referenciar tudo o que esteja relacionado com turismo.
Uma plataforma de oportunidades
Muito mais do que um portal informativo, trata-se de uma plataforma de opor- tunidades, que agrega e envolve a ofer- ta.
Aqui, os turistas poderão encontrar, de forma rápida e intuitiva, um conjunto alargado de experiências turísticas que poderão vivenciar no destino. E, do mesmo modo, a plataforma é um local de excelência para os agentes turísticos promoverem os seus produtos e serviços, à escala global.
Que aproxima os compradores dos vendedores
Assume-se como uma plataforma de última geração de promoção turística, tendo como objetivo fundamental aproximar e ligar os turistas aos agentes e operadores turísticos locais e às experiências que estes têm para comercializar. Distingue-se por possibilitar a realização de transações e reservas de experiências, pretendendo, assim, ajudar a desenvolver negócios.
Que envolve grandes parceiros
Para ajudar a conetar o site a nível global e a tornar mais simples, credível e eficaz o processo de mapear a oferta existente de alojamento e restauração, bem como de sugerir e recomendar experiências aos turistas, o portal VisitBraga estabeleceu uma parceria com o Tripadvisor que lhe permite aceder e partilhar os conteúdos registados nesta plataforma.
Com um novo estilo de comunicação
Tratando-se de um projeto desenvolvido exclusivamente para fins turísticos, o portal inaugura um novo estilo de comunicação, mais apelativo e inspirador, que implicou um grande trabalho de renovação de textos e imagens sobre os principais recursos turísticos de Braga, conjugando textos de caráter informativo, com textos de caráter editorial que recomendam e sugerem experiências e pontos de interesse aos turistas.
Que é amiga do utilizador
Do ponto de vista tecnológico, importa destacar o facto de se tratar de um portal “responsivo”, que se ajusta, automaticamente, aos diferentes dispositivos através dos quais os utilizadores se ligam ao site. Esta é uma funcionalidade relevante sobretudo para os acessos realizados a partir de dispositivos móveis, que, na atualidade, já representam mais de 70% do tráfego realizado na internet e que tende a aumentar. O portal VisitBraga enquanto peça fundamental da política de comunicação do destino Braga, vai, ainda, ser apoiada e reforçada por outros meios de comunicação, nomeadamente através das redes socais, de suportes físicos de promoção, como mapas, brochuras e roteiros, e da presença em feiras internacionais de turismo.
Numa época em que as parcerias público-privadas têm muitas vezes uma imagem negativa na sociedade, importa realçar esta virtuosa parceria que tem permitido envolver o setor público e os agentes privados numa estratégia coletiva que pretende afirmar Braga como um dos principais destinos turísticos da Península Ibérica, e que tão bons resultados tem gerado, e se prevê que continue a gerar, ao concelho e à economia regional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.