Correio do Minho

Braga, quinta-feira

União Europeia tem mais habitantes...

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-07-12 às 06h00

Paulo Monteiro


Ontem foi o Dia Mundial da População. Um bom pretexto para fazer as contas à população europeia e foi isso mesmo que o Eurostat fez.
Segundo as estimativas, a União Europeia passou a ter a 1 de Janeiro deste ano 512,6 milhões de pessoas, contra 511,5 milhões a 1 de Janeiro de 2017 (um aumento de 1,1 milhões de habitantes). Um aumento que é sempre bem vindo numa União Europeia já muito envelhecida. Mas este aumento não significa que nasceram mais pessoas na UE. É que, segundo o Eurostat, este aumento deveu-se à migração. E ainda bem que acontece apesar de todas as contrariedades, faltas de acordo e de solidariedade entre países da União Europeia. A Alemanha é o país mais populoso com 82,9 milhões de habitantes, seguindo-se a França com 67,2 milhões e o Reino Unido com 66,2 milhões. Malta foi o país que registou o maior aumento de residentes, com 32,9%, seguindo-se o Luxemburgo (19%) e a Suécia (12,4%). Dos 28 países da UE, 19 países aumentaram a sua população mas... infelizmente nenhum deles é Portugal que, em 2017, perdeu 18 mil pessoas. Em termos de natalidade, a UE viu nascer 5,1 milhões de bebés, em 2017, mas mesmo assim nasceram menos 90 mil do que no ano anterior. Quanto à mortalidade, morreram 5,3 milhões de pessoas na UE em 2017, menos 134,2 mil do que em 2016. Apesar de sermos mais (na UE) ainda estamos longe dos números necessários. É preciso termos mais nascimentos e mais gente. Só assim seguiremos no bom caminho. Mas já vamos muito atrasados. Enquanto isso, ao final da manhã de ontem, em Portugal já tinham nascido 105 bebés mas 133 portugueses deixaram-nos. Números a seguir a tendência, sempre negativos. Isto é que é preocupante!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.