Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Turismo desportivo

A Europa paga aos agricultores para não produzirem?

Escreve quem sabe

2018-05-25 às 06h00

Carlos Alberto Cardoso

Começa hoje a Taça do Mundo de Canoagem, em Viana do Castelo, que reúne mais de 500 atletas de 20 países. Este é um evento que me leva a escrever sobre turismo desportivo, não de origem futebolística, mas de origem náutica. Se o turismo é hoje considerado um motor da economia, tanto no contexto internacional e principalmente no contexto nacional, o desporto é já um dos fenómenos culturais do século XXI, oferecendo melhor saúde e proporcionando bem-estar às populações, para além dos aspetos desportivos em si, como a competição e o lazer. Na associação do turismo ao desporto, encontramos um dos maiores fatores de competitividade e desafio dos territórios. Ora, Viana do Castelo soube interpretar esta relação, aproveitando os fluxos do turismo e associando-lhes eventos desportivos. Eventos estes que conjugam a atividade de recreio e lazer e contacto com as culturas locais. Lembro que nestes eventos existem sempre dois tipos de participantes: os ativos, ou seja, os praticantes; e os passivos, os espectadores; ambos são consumidores do produto turístico. Assim sendo, o investimento do município de Viana do Castelo na praia do Cabedelo e na praia Norte, bem como na zona ribeirinha proporcionou uma infraestrutura de excelência para a prática de desporto náutico e para a realização de eventos que atraem turistas de todo o mundo.

E se o município equipou os espaços públicos - e que bem o fez e continua a fazer - os clubes e associações desportivas corresponderam com o seu trabalho na identificação, formação e aperfeiçoamento dos atletas, bem como na promoção do desporto e da marca Viana do Castelo.
Mas quando falamos de Viana, falamos de mar, e o mar sempre foi considerado o maior símbolo de lazer da sociedade moderna. Prova disso é que nas nossas férias tendemos a procurar destinos de sol e mar.
Promover a prática dos desportos náuticos; criar e desenvolver competências nos participantes; dar a conhecer a beleza de Viana, através da vivência no mar; e fomentar uma cultura de segurança, respeito e proteção do meio marinho são os mais nobres objetivos dos próximos eventos de desporto mundial a decorrer em Viana: este fim-de-semana, a Taça do Mundo de Canoagem e, entre os dias 7 e 20 de junho, outros dois grandes eventos do desporto mundial: GKA Kitesurf World Tour e PWA Windsurf World Cup. Apesar de já ser habitual a presença dos amantes dos desportos de vento no Cabedelo, esta será uma estreia da praia nos circuitos de renome internacional. Os dois campeonatos são uma oportunidade para dar a conhecer ao mundo as condições de excelência do Cabedelo para a prática destas modalidades.

É deste turismo desportivo que escrevo, aquele que gera e comunica valores. Com caraterísticas únicas, o desporto atravessa toda a civilização mundial, sendo desde sempre um elemento estruturante no desenvolvimento. E é esta natureza universal que o transforma no fenómeno planetário mais importante da sociedade. Eu defendo que o desporto, devido à sua natureza, é provavelmente o melhor e mais global canal de comunicação da humanidade.
O desporto une pessoas, estabelece ligações e ainda faz bem à saúde. O turismo tem aqui um parceiro de peso para o seu crescimento sustentável.
Sabia que é na Europa que se realiza o maior número de competições desportivas internacionais, com cerca de 150 milhões de cidadãos a participarem nas várias formas de prática desportiva, melhor, um em cada três cidadãos pratica desporto.
Convido-vos todos a visitar Viana por estes dias e aproveitarem para participar e assistir às competições, ao mesmo tempo que podem degustar o melhor da gastronomia minhota.
E já agora, não se esqueçam que, em Viana, quem gosta experimenta, quem ama pratica.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

10 Dezembro 2018

Como sonhar um negócio

09 Dezembro 2018

Macron - Micron

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.