Correio do Minho

Braga, terça-feira

Somos um país pacífico

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2018-07-05 às 06h00

Paulo Monteiro


Portugal é o quarto país mais pacífico do Mundo segundo o relatório ‘Global Peace Index 2018’, do Institute for Economics & Peace divulgado no final do mês passado. A notícia praticamente passou despercebida, mas é uma grande notícia para nós e que nos dá a garantia de sermos bem vistos lá fora e é, também, uma das razões porque temos sido visitados por milhões de turistas. Aliás, a segurança que damos a quem nos visita também é motivo de escolha por parte dos estrangeiros. Este ‘ranking’ coloca Portugal na quarta posição a seguir à Islândia, Nova Zelândia e Áustria, num total de 163 países referenciados, mas onde somente 78 têm rótulo de ‘luz verde’ em termos pacifistas. O último lugar é ocupado pela Síria (163.º). lugar que tem vindo a ocupar nos últimos cinco anos, fruto também da guerra civil que vive. O estudo faz referência a 23 indicadores qualitativos e quantitativos para medir a segurança nos vários países. No cômputo geral, o relatório afirma que a paz se deteriorou 0,27% em relação a 2017. E, convém referir, que o ano passado Portugal ocupava a terceira posição, lugar que trocou com a Áustria. Em termos de continentes, a Europa continua a ser a zona mais pacífica do mundo, enquanto que a América do Sul é a que regista a maior queda na segurança.
Mais uma vez aqui fica demonstrado que a Europa continua a ser um excelente continente para se viver, razão pela qual a migração está hoje na ordem do dia, com a União Europeia a tentar resolver um problema muito complicado mas que, certamente, terá um final feliz para bem de todos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.