Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Sistema fiscal português avaliado negativamente por 97% das empresas

1,9 mil milhões de euros de transações com cartões bancários em Braga

Sistema fiscal português avaliado negativamente por 97% das empresas

Ideias

2019-12-13 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


97% das empresas avalia negativamente a carga fiscal do sistema português; 95% das empresas assume ser urgente a redução da taxa de IVA aplicada à Electricidade e 93% defende a redução no Gás Natural; 95% considera que a competitividade de Portugal face a outros países exige alterações no IRC e IRS; 92% das empresas participantes considera negativo o acesso e a celeridade do Sistema de Justiça Fiscal; 92% dos inquiridos defende o fim da tributação dupla (i.e. IMT e Selo) na aquisição de bens imóveis e 82% das empresas gostaria que o Orçamento do Estado para 2020 exigisse menos custo e esforço no cumprimento de obrigações declarativas...
E assim, muito rapidamente, ficamos esclarecidos quanto à avaliação feita pelas empresas portuguesas em relação à carga fiscal do sistema português. Estes dados foram tornados públicos esta semana pela Ernst & Young Global Limited (EY Portugal) baseada nos resultados do Survey do Orçamento do Estado para 2020, que resulta de uma análise realizada a cerca de 100 empresas no mercado português, com o objectivo de destacar as suas visões sobre o enquadramento do sistema fiscal nacional, bem como as medidas que gostariam de ver implementadas no próximo Orçamento do Estado. Mais um dado:?quanto ao cumprimento com as suas obrigações fiscais, 92% dos inquiridos, admite que este representa um esforço negativo, com uma carga fiscal excessiva que dificulta algumas decisões de investimento.
Conclusão: há que repensar o sistema fiscal português!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

24 Janeiro 2020

Fazer política

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.