Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Setembro... e a coragem para os (re)começos!

A responsabilidade de todos

Setembro... e a coragem para os (re)começos!

Voz às Escolas

2019-09-11 às 06h00

Flora Monteiro Flora Monteiro

Iniciando com um pensamento de Mia Couto “… é preciso coragem para ter esperança…”!
Ainda com o cheiro a maresia, com a sensação leve deixada pelas havaianas, com o rosto ruborizado pelo brilho do sol, com o pensamento nas brincadeiras de verão, para os mais novos, ou nas noitadas com os amigos, para os mais velhos…. Eis que eles chegam novamente…. Os nossos jovens! Cheios de vida! Plenos de sonhos!
Gargalhadas, conversas desenfreadas, correrias, entusiasmo, olhares cheios de brilho, em pleno mês das flores, da consolidação dos amores, das urgências serenas, dos entusiasmos renovados, das serenidades urgentes...
Mês de tantas esperanças, de vários renascimentos, de projetos novos, de saborosos reencontros e das nostalgias agridoces de final de verão… Mês de redirecionar o foco, também!

Desejo que seja também o mês para viver serenamente com a vontade de encontrar o agora, projetar o amanhã e acarinhar o ontem, procurando os lugares onde somos felizes, sejam eles feitos de paredes, do colo que nos acolhe ou simplesmente de um abraço no coração. Que se faça setembro...... Que seja bom, doce, tranquilo, vibrante, corajoso e de início de novas aprendizagens e consolidação de saberes.
Um fabuloso recomeço, cheio de energia positiva, onde se possa reinventar e transformar cada dia num dia especial, com muita esperança. Como escreveu há poucas semanas Joaquim Azevedo, a educação e a esperança nunca poderão estar separadas. Este voto, estendo-o também aos nossos quase caloiros do ensino superior que iniciarão novos voos, muito em breve. Um orgulho para todos nós!!
Aos professores e aos assistentes, desejo um trabalho cheio de empenho que se constitua numa missão de sucessos coletivos e na construção de muitos sucessos particulares.

Aos nossos alunos peço: aproveitem tudo, batalhem muito, trabalhem com alma, sonhem perdidamente e, como diz o poeta, "sejam inteiros", "de nenhum fruto, queiram só metade". Sejam ambiciosos nos sonhos, nas batalhas, nos trabalhos e nas conquistas. E quando surgirem dias menos bons, pensem que o seguinte será melhor e que depende muito de nós e da nossa capacidade de renascer, reinventar, reorganizar e melhorar! Entrelacem e equilibrem o pensamento, com a emoção, a alma e o coração. Sejam plenos, mas sejam verdadeiros.
Vivam intensamente, com a serenidade que isso implica e regressem com muita vontade de aprender, de saber cada vez mais e de desenvolver inúmeras competências. Também a palavra ambição terá de se transformar em atitude concreta para todos nós.

Como já escrevi, há trabalho de casa a fazer! Muito e de qualidade! E por cada um de todos nós!
Em família, é imperioso conversar sobre as potencialidades da Escola, as novidades que o novo ano trará, os amigos que estão à espera para ouvir e contar histórias, os professores e assistentes que temos vontade de rever, os alunos que temos saudades de ouvir, as pessoas que nos esperam para se formar, as brincadeiras que vamos criar, o tanto que vamos aprender, os inúmeros mundos a descobrir, os diversos caminhos a desbravar… Uma imensidão de vida… tanto para interiorizar, tanto para sentir, tanto para ganhar…
Por parte de todos os atores, de todos os agentes e em incontáveis vertentes.

A Escola é a nossa segunda casa. Todos o dizemos, todos o ouvimos, todos o sentimos. Não é um cliché. É uma realidade. E este TPC inclui transformar a casa em LAR. Dar as mãos, unir esforços, partilhar reflexões, despertar vontades, acordar consciências, apontar urgências, gerar e gerir expectativas e receios, criar necessidades de saber, sede de aprender, de estabelecer princípios, definir valores... saber priorizar a Escola, como se faz com tantas outras atividades…. Este é o TPC mais importante! Isto também peço às famílias.
A Escola é o nosso segundo Lar.
Estamos prontos?
Mais uma vez…SIM! Respondo em nome dos assistentes e docentes do AEAmares. Vestimos a camisola em setembro e em todos e cada um dos restantes meses.
Desejo a toda a nossa comunidade educativa um excelente ano letivo!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho