Correio do Minho

Braga, sábado

Senhor doutor, o que é uma artrose?

Noam Chomsky, um pensador crítico do mundo actual

Voz à Saúde

2017-02-07 às 06h00

Bruno Melo

De forma a compreender o que é uma artrose é necessário, primeiramente, ter a noção do que é uma articulação. Assim, uma articulação é uma região do corpo humano onde existe uma ligação entre 2 ou mais ossos. No local da articulação, os ossos são revestidos por uma cartilagem e entre eles existe uma bolsa cheia de líquido, o líquido sinovial. E então como funcionam as articulações? Na presença de movimento nestas, a cartilagem vai funcionar como um amortecedor e o líquido sinovial como um lubrificante, permitindo que os ossos deslizem entre si sem provocar atrito (contacto entre os dois ou mais ossos), dor.

Após esta breve introdução, estamos em condição de compreender o significado de artrose. Artrose é uma doença crónica que atinge principalmente a cartilagem das articulações, provocando o seu desgaste. Esta condição vai provocar atrito entre os ossos, levando à inflamação local, dor, diminuição da capacidade em realizar o normal movimento com a articulação e aumento de volume da articulação.

Esta patologia é rara antes dos 40 anos e é comum após os 60 anos de idade. E perguntamo-nos, quais são os fatores que levam ao aparecimento das artroses? São vários, salientando a idade, sexo feminino, tudo o que provoca sobrecarga ou trabalho excessivo das articulações (excesso de peso, desportistas), malformações das articulações, traumatismos prévios e doenças reumáticas.
Os principais sintomas da artrose são a dor e a limitação em realizar movimentos com a articulação. A dor agrava-se com os movimentos e esforços e alivia em repouso. Com a evolução da doença, a dor tende a surgir com a realização de atividades cada vez menos intensas.
O diagnóstico desta doença é realizado através da colheita de uma história clínica pormenorizada e através da realização de uma radiografia.

Esta patologia não tem cura, mas o seu tratamento permite, na maioria dos casos, a manutenção de uma vida normal. Com o tratamento pretende-se o alívio e a supressão das dores, impedir o agravamento da lesão e melhorar a mobilidade das articulações. O tratamento consiste em tomar posições posturais corretas, evitar pegar em objetos pesados para não sobrecarregar as articulações, perda de peso, repouso na presença de dor, determinados exercícios para reforço muscular, medicação para alívio da dor e da inflamação, fisioterapia e cirurgia ortopédica.
Em caso de dúvidas aconselhe-se com o seu Médico de Família. Cuide de Si, cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.