Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Reconhecer o mérito

Como sonhar um negócio

Voz às Escolas

2017-11-15 às 06h00

Manuel Vitorino

No dia 13 de outubro, Dia do porto de Viana do Castelo, quatro jovens que concluíram o ensino secundário, no ano letivo 2016/2017, foram distinguidos pela Administração do porto, como os melhores alunos do concelho de Viana do Castelo.
Três dos quatro prémios atribuídos, foram para jovens que frequentaram a Escola Secundária de Monserrate: Ana Marta Pinto e Gonçalo Félix, que obtiveram, ex-aequo, a média de 19,8 valores no Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias; Tiago Baptista, com 18,8 valores, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica.

Neste dia de abertura do porto à comunidade, o reconhecimento do mérito dos nossos alunos é o melhor tributo ao trabalho que estes realizaram e ao empenho que colocam na sua formação e um forte incentivo aos demais.
Pela nossa parte, agradecemos publicamente a atribuição destes prémios e a parceria que permite a formação em contexto de trabalho a vários dos nossos alunos dos cursos profissionais.

***

No dia 10 de novembro, convidamos toda a comunidade educativa a assistir à entrega dos Diplomas aos nossos alunos, que no ano letivo transacto, concluíram o ensino secundário - nos Cursos Vocacionais, Cursos profissionais e Cursos Científico-Humanísticos -, e aos que se destacaram pelo seu mérito académico, cívico e desportivo.
A cerimónia decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo e contou com a presença de centenas de alunos, pais e encarregados de educação e convidados.

No ano que findou, 450 alunos concluíram o ensino secundário, 258 nos cursos científico-humanísticos e 192 nos cursos profissionais. Em ambos os casos a taxa de conclusão ronda os 90 por cento, o que traduz uma significativa redução das taxas de retenção e um tendencial aumento do sucesso perfeito, que é a finalidade última da escola.
Para além disso, 297 alunos dos diferentes ciclos de ensino, do 1.º, 2.º. 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, receberam diplomas de mérito, em resultado das suas prestações em ternos académicos, cívicos e desportivos.

Sinal de que o trabalho dos alunos, das famílias e da escola foi bem sucedido. Permitam-me uma referência aos funcionários e aos professores, cujo trabalho e dedicação, em tempos de desânimo e de falta de valorização social e económica do seu papel, teimam em mostrar através dos resultados dos nossos alunos, que são essenciais ao desenvolvimento do país e da melhoria do nível e vida da sua população. Não há progresso sem educação. Não há educação sem profissionais competentes.

Muito nos é pedido, para termos pessoas realizadas pessoal, profissional e socialmente, que constroem o seu projeto de vida, no prosseguimento de estudos no ensino superior, na entrada no mercado de trabalho, conjugando trabalho e estudo, que contribuam para um verdadeiro desenvolvimento humano sustentável da região e do país.
Este é um desafio para todos: crianças, jovens e adultos com maior nível educacional, têm que ser melhores pessoas, numa sociedade melhor, entre o sonho e o pragmatismo, mas sempre, pelo trabalho árduo, que começa na escola - porque a sorte, essa, como bem sabem, dá muito trabalho!

Agradecemos aos nossos parceiros que colaboraram neste evento, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, à Caixa do Crédito Agrícola do Noroeste que atribuiu os prémios aos três melhores alunos, à Academia de Música de Viana do castelo e à Associação José Pedro, e aos nosso alunos que ajudaram a animar a festa.
Por isso, a cerimónia pública cumpriu uma vez mais a finalidade de mostrar os nossos resultados à comunidade e, em conjunto, reconhecermos o trabalho e o mérito nas diferentes dimensões do aluno-pessoa, numa verdadeira educação para a vida.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.