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Presença efetiva no Digital

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Presença efetiva no Digital

Ensino

2019-06-05 às 06h00

Jorge Esparteiro Garcia Jorge Esparteiro Garcia

São inúmeros os canais que as empresas e as organizações têm ao seu dispor para poderem comunicar com os seus clientes. E, estar presente em todos estes canais, é imprescindível para que a qualquer momento, as marcas consigam alcançar os seus clientes, num ambiente digital cada vez mais heterogéneo e disputado.
A visibilidade de uma empresa ou de uma marca não se resume apenas à comunicação que é feita nas redes sociais como o Facebook, Instagram ou Linkedin. Devido ao sucesso e ao impacto que estas plataformas têm tido na última década e meia, muitas empresas começaram a apostar (e bem) na comunicação através das redes sociais. Contudo, e falando concretamente no meio digital, a importância, a relevância e a visibilidade de uma marca passa primeiramente pelo posicionamento do seu site num motor de pesquisa como o Google, que adquiriu uma importância para os utilizadores web, superior a todas as outras ferramentas. O Google alcançou o estatuto de “porta de entrada” da internet. Quer sejamos um utilizador mais ou menos experiente na navegação na internet, a pesquisa no Google é a tarefa que mais frequentemente efetuamos no nosso computador pessoal e principalmente no nosso smartphone.

Sempre que precisamos procurar algo sobre um produto, um local, uma pessoa, ou até mesmo esclarecer uma dúvida mais prosaica, o Google é inevitavelmente o local onde o vamos fazer. Para além disso, os utilizadores pretendem de forma imediata encontrar a informação que procuram, o que leva a que 95% das pesquisas efectuadas no Google, originem apenas cliques na primeira página de resultados, e concretamente nos primeiros 3 ou 4 sites que são mostrados em primeiro lugar. Já alguma vez pensou porque é que sites de algumas empresas aparecem sempre nas posições cimeiras dos resultados, e outros raramente conseguem? Atualmente, as empresas dispõem de técnicas e estratégias que permitem obter esses resultados, designadas de S.E.O. (Search Engine Optimization). Através de técnicas utilizadas nos sites e no seu conteúdo, é possível de forma gratuita, melhorar exponencialmente a posição do site de uma empresa ou de uma marca nos resultados de uma pesquisa utilizando determinadas keywords (palavras-chave).

Devido à evolução da tecnologia, que permitiu uma velocidade de navegação superior e um acesso quase instantâneo às páginas e aos diferentes sites, queremos também informação em tempo real. Os dados de web analytics do Google dizem-nos que os utilizadores não esperam mais do que 1,5 segundos para um site abra, desistindo de imediato, se este demora mais do que isso para carregar. A performance no digital é essencial para criar uma maior relação e fidelização com os clientes que se vai conquistando. Hoje em dia, os utilizadores não pretendem esperar por uma resposta de um e-mail ou por uma mensagem. Os utilizadores, e concretamente os millennials, têm hoje em dia uma navegação orientada à tarefa e à resolução dos seus problemas. A empresa ou marca que conseguir em primeiro lugar mostrar que os consegue resolver, terá uma vantagem competitiva muito superior a todas as outras.

A utilização das diferentes ferramentas e estratégias que temos actualmente ao nosso dispor, é um dos fatores diferenciadores que a Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business do IPVC (http://marketingdigital.esce.ipvc.pt) permite oferecer aos seus estudantes. Num mundo digital cada vez mais dinâmico e competitivo, saber utilizar estas técnicas em proveito das nossas empresas e marcas, é fundamental e vital para o seu sucesso.

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