Correio do Minho

Braga, sábado

Os dias de Bracara Augusta

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ensino

2018-05-23 às 06h00

Paulo Monteiro

Bracara Augusta... a cidade fundada pelo imperador romano César Augusto no ano 16 A.C.
E por cá deixou um legado milenar. E é por isso e pela história de que a partir de hoje e até domingo se vive a Braga Romana que vai já na sua 15.ª edição.
O jornal Correio do Minho destacou na sua edição de ontem toda a programação de cinco dias intensos com destaque para mais de 200 actuações em palco, 1185 saídas com animação ambulante.
A cidade já está engalanada e pronta para receber milhares de turistas. Tem muito para oferecer, com um programa que envolve praticamente toda a comunidade e onde se respira história. Aliás, a própria vereadora da Cultura, Lídia Dias, referiu isso mesmo: a Braga Romana tem a particularidade de poder ser uma aula a céu aberto, sem hora marcada e outro tipo de condicionamento.

E hoje começa o envolvimento dos mais novos com o cortejo infanto-juvenil, onde todos querem participar. Para a noite está marcado o Rito Fundacional da Bracara Augusta. De toda a programação, quatro momentos que marcam o evento: cortejo triunfal (sexta-feira às 21,30 horas); baptizado romano (sábado, 16 horas); casamento romano (domingo, 17 horas) e o funeral romano (domingo, 21,30 horas).
E há mais: a cada ano que passa a preocupação em ser rigoroso com os trajes é cada vez maior. Já não se usam tantos relógios, ou sapatos, e tenta-se, ao máximo, esconder o telemóvel e o seu uso. É mesmo recordar o tempo romano...
Argumentos não faltam para fazer uma visita a Braga nestes próximos cinco dias. Há festa. Há festa romana e recheada de história. Uma história a céu aberto que vale a pena ver e... ouvir!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.