Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

O calor está a chegar... Mexa-se pela sua saúde e bem-estar!

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
O calor está a chegar... Mexa-se pela sua saúde e bem-estar!

Ensino

2019-05-22 às 06h00

Ricardo Lima Ricardo Lima

Quando tocam as 12 badaladas na entrada do novo ano, diz a tradição que, a cada uva passa deve ser atribuído um desejo. Os primeiros desejos são orientados para a saúde, a felicidade, para a questão financeira, para o sucesso profissional e depois começa-se a pensar em questões não tão prioritárias, saindo do caminho do desejo para o caminho da promessa.
Elencando as duas promessas mais frequentes relativas à saúde e bem-estar temos: 1) “Vou começar a minha dieta”; 2) “Vou começar a fazer exercício físico”.
Infelizmente, estas promessas, na sua grande maioria, caem por terra logo no primeiro mês de janeiro e adiamos essa promessa até chegar o calor, época onde usa menos roupa e se preocupa mais com o que se deixa descoberto.

Assim, torna-se necessário criar estímulos ou motivações para que realmente se consigam cumprir estas promessas. Apresentam-se assim algumas sugestões, a saber: a) criar rotinas diárias; b) criar metas para os objetivos a que se propõe (ex. quantas vezes por semana pratica exercício físico, quantos Kg se propõe a perder durante um mês); c) encontrar algum amigo(a) que tenha os mesmos objetivos e trabalhar em conjunto; d) procurar ser mais ativo quando surgir uma oportunidade para isso.
Estes pequenos gestos podem fazer com que os objetivos sejam alcançados sem que o corpo se esteja a sentir forçado a mudar comportamentos.
O comportamento é alterado pela motivação intrínseca e extrínseca de cada um, sendo que, quanto maior o número destes fatores, maior será a motivação. Depois de motivada, uma pessoa muda a sua atitude e é essa atitude que vai definir e estabelecer novos comportamentos.

Estas estratégias, se forem bem definidas e orientadas (o ideal será recorrer a um profissional especializado, neste caso um Treinador Pessoal, ou alguém com conhecimentos e competências para o caso) fará com que suas promessas e intenções para 2019 sejam concretizadas e a exigência para consigo mesmo(a) seja cada vez maior.
A satisfação e o prazer da concretização de uma promessa vale mais do que a frustração de não a conseguir cumprir logo no primeiro mês do novo ano.

Na Licenciatura em Desporto e Lazer da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço formamos os nossos alunos para que estes saiam com competências em diferentes áreas do desporto. Para além do Treino Desportivo e do Desporto Natureza, a área da condição física e saúde, inserida nas Atividades de Fitness, é também uma das áreas privilegiadas.
Assim, torna-se fundamental confiar nos conhecimentos e nas competências dos jovens licenciados para que estes sejam cada vez mais valorizados na sua área de intervenção profissional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho