Correio do Minho

Braga, terça-feira

Norte esperava sete milhões de dormidas em 2020 mas...

O bolo alérgico

Ideias

2018-03-01 às 06h00

Paulo Monteiro

A Bolsa de Turismo de Lisboa abriu ontem portas e, até domingo, são esperados mais de 75 mil visitantes que certamente estarão atentos aos mais de mil expositores presentes nesta que é a maior feira de turismo do país. Aliás, como noticia o CM hoje e, no caso particular de Braga, todos os municípios minhotos estão presentes, uns com stands próprios e outros no espaço da Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa área que recebe cerca de 100 parceiros e que aposta este ano na Gastronomia e nos Vinhos. Mas a Turismo do Porto e Norte de Portugal tem recebido excelentes notícias e já esta semana divulgou que, em 2017, a região atingiu as 7,4 milhões de dormidas, registando por isso um aumento de 8% em relação a 2016.

E este número é ainda mais significativo atendendo ao facto que só estava previsto ser batido em 2020. O mercado mais seduzido foi o espanhol com mais de dois milhões e meio de dormidas. A estes números podemos acrescentar outros divulgados, ontem, em alguns jornais nacionais que referem que os preços dos hotéis subiram, em média, 10% em 2017 em relação a 2016, sendo a segunda maior subida registada na Europa, logo a seguir à Islândia. O preço médio ronda quase os 90 euros, segundo dados da Associação de Hotelaria de Portugal, quando era de 66 euros em 2007, antes da crise. Mesmo assim, em termos comparativos com outros países turísticos da Europa, os preços são mais baixos, em unidades hoteleiras similares, como são os casos da Grécia (119), Reino Unido (105) ou Espanha (114). Ficámos também a saber que a economia cresceu 2,7% e muito por culpa do turismo. Nada mau. Excelentes notícias. Queremos é que este ritmo continue e até suba...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.