Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Mau dia para a democracia...

Curiosidades sobre o Equinócio do Outono

Mau dia para a democracia...

Ideias

2019-07-30 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O dia 30 de Julho é de má memória para a democracia... já que a história nos relata vários aspectos de ditaduras ou opressões pela liberdade, quer da direita, quer na esquerda, dos extremos, melhor dizendo... O primeiro dia surgiu em 1930, com Oliveira Salazar a criar a União Nacional, partido político único, ilegalizando todos os restantes partidos e associações políticas. Era o salazarismo a entrar em força e a ditadura que durou 41 anos. Três anos depois, alterou a constituição portuguesa... Dois anos mais tarde (1932) realizam-se eleições na Alemanha. O partido nazi, de Adolf Hitler, duplica o número de lugares no Parlamento, mas não atinge a maioria. Hitler bloqueia o funcionamento das instituições e lança uma campanha terrorista, apoiado nos batalhões de SA.

Era o início de uma sangrenta ditadura, que deu origem à II Guerra Mundial e a toda a desgraça e mortes que conhecemos... Guerra que começou em 1939. Mas, na esquerda, também o dia não é para recordar para muitos... Em 1948, o presidente húngaro moderado Zoltan Tildy não resistiu à pressão de Moscovo e demitiu-se. O comunismo acabou por subir ao poder apoiado pelos soviéticos. Foi substituído por Arpád Szakasits. Mas há mais: o drama terrível que se vive na Venezuela e que agora poucas notícias nos chegam, teve um início em 2000, quando todos pensavam que o país ia virar e viver uma democracia sem exemplo... não foi isso que aconteceu. E tudo começou em 2000, com o militar Hugo Chávez a ganhar as eleições presidenciais na Venezuela. No mesmo dia, mas em 2017, as eleições na Venezuela para eleger uma Assembleia Constituinte foram boicotadas pela oposição ao presidente do país, Nicolas Maduro, e contestadas a nível internacional. Dez pessoas morreram em confrontos durante esse dia...
Todos os dias devem ser recordados!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.