Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Logística da Vida

Revisão do Contrato Coletivo de Trabalho do Comércio – um importante contributo para a valorização da concertação social

Ensino

2014-12-17 às 06h00

Lia Oliveira Lia Oliveira

De forma ágil e subtil lá alcançamos novamente o final de mais um ano. Ainda ontem estávamos a contar as passas e já temos de refazer a contagem. Não sei se é bom sinal ou mau mas cada vez tudo acontece de forma ainda mais rápida. Andamos tão ocupados que acabamos por não saborear a sorte que temos. Centramo-nos em reclamar da falta de tempo, do trabalho, do vizinho, das políticas ou dos afazeres familiares. Todos temos tanta pressa de chegar aos 18 anos com um camuflado sentimento de “Vou ser Livre” e depois já só queremos criar fundações antissísmicas num qualquer ano, de preferência antes dos 30, dado que ficamos reféns da vida que vamos construindo.

Mas desencantos à parte, apercebi-me que mais um ano está a acabar, quando dei por mim a ler o jornal e a ver uma vez mais a famosa eleição para a palavra do ano 2014 promovida pela Porto Editora. Existem ideias interessantes desde “xurdir” passando por “basqueiro”, “selfie” até “gamificação”. Confesso que tive de consultar um qualquer dicionário para “traduzir” estas palavras, que o meu corretor ortográfico automático cisma em identificar como erro.

Neste processo de curiosidade ressuscitou uma frustração antiga e frequente que resumidamente consiste em explicar ao comum dos cidadãos o que é Logística. Sim, é uma palavra frequente mas por muitos reduzida a apenas transportar coisas, em situações mais frequentes do que se possa pensar, nem a ligação a transporte os cidadãos fazem, sendo que alguns pensam que tem ligação com finanças, gestão de arquivo ou, mais estranho ainda, é um método de produção. Não sendo eu nenhum “dicionário” vou tentar usar o nosso atribulado quotidiano para traduzir LOGÍSTICA.

É certo e sabido por todos nós que vivemos num ambiente cada vez mais marcado pela crise económica que se alastra um pouco por todo o mundo, afetando todos os tipos de indústrias e classes económicas, culminando numa palavra de ordem - REDUZIR! Todas as reduções idealizadas, estruturas e implementadas acabam por culminar num único ponto DINHEIRO! Neste sentido, tem surgido por parte da indústria e da população em geral uma otimização dos recursos logísticos, mesmo que não se apercebam ou lhes atribuíam outra designação. Ora pensemos…

Quem ainda não pensou em reduzir o custo com combustível (usar os famosos cupões que nos dão ao fazer compras em hipermercados, dias específicos com promoções, ou ir a Espanha abastecer?!)?! Quantos de nós não fazem ginástica para “fugir” às antigas SCUT que agora aumentam o espaço vazio nos nossos bolsos?! E nunca pensaram em partilhar o carro ou mesmo pedir boleia?! Pois, este raciocínio é Logística!

Mas Logística não é só dinheiro em deslocação… Em nossas casas damos privilégio aos produtos que estão há mais tempo armazenados, por exemplo, comida que sobrou, iogurtes próximos do fim do prazo de validade, certo?! E na maioria dos casos até colocamos os iogurtes acabados de comprar atrás daqueles que já tínhamos. Esta prioridade/organização é chamada de gestão de stocks segundo a regra FIFO (First In First Out - Primeiro a chegar é o primeiro a sair), e sim também é Logística!

Quando chegam finalmente as férias a Logística também nos persegue… Onde vamos ficar? Para onde vamos? Como lá chegamos? Ou o famoso processo que persegue o sexo feminino “o que vou eu levar na mala? A mala encolheu?” É claro que neste aspeto nós mulheres queremos sempre aumentar o stock de roupa acima das reais necessidades, é aquilo a que os logísticos chamam de stock de segurança.

Distribuir correta e ponderadamente as salas de aulas de uma escola, pelas várias turmas que a frequentam tendo em conta os horários estabelecidos é um exercício muito complexo e também é Logística!
Dúvidas de que a logística domina e é vital no nosso quotidiano? Desde que nos levantamos até que nos deitamos somos dominados pela logística! O transporte, o stock (disponibilização do produto no lugar e momento certos), a definição de onde colocar lojas, as quantidades a comprar/produzir, a forma como embalamos os produtos, a ordem pela qual desenvolvemos as tarefas no nosso dia, tudo isto é Logística!

E recorrendo ao dicionário, Logística é a “Organização e gestão de meios e materiais para uma atividade, para uma ação ou para um evento”. É responsável pela gestão da informação, de transportes, stocks, instalações, embalagens… sempre com um único objetivo satisfazer o cliente ao mais baixo custo e com qualidade.
Pensando bem os anos passam rápido porque a gestão logística da vida não está a ser eficiente e perdemos tempo no que não acrescenta valor à nossa passagem pelo Mundo!!! E afinal a Logística é a máquina camuflada que faz o Mundo funcionar…

Deixa o teu comentário

Últimas Ensino

17 Setembro 2019

Sem paralelo

19 Junho 2019

A náutica no Alto Minho

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.