Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Já ouviu falar do site “desta vez eu voto”?

1.758.035 votos de confiança

Ideias

2019-02-21 às 06h00

Alzira Costa Alzira Costa

Com menos de 100 dias para as eleições europeias, urge começarmos a refletir um pouco mais sobre as grandes questões do projeto europeu. Para o efeito, as campanhas intensificam-se com os partidos políticos a organizarem eventos e conferências com o objetivo de mobilizar as suas massas para discutir a construção de um país europeu, as entidades governamentais focam-se na realização de eventos para discutir políticas e temáticas de interesse imprescindível para o país, e as demais entidades e associações (como o Centro de Informação Europe Direct Minho) organizam eventos e ações com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do voto nestas eleições europeias. Como se pode verificar todas as partes trabalham (cada um à sua maneira) em prol do projeto europeu.
Referir que o Parlamento Europeu disponibilizou um site “destavezeuvoto.eu”, acessível em todas as línguas, que permitirá aceder a informação sistematizada sobre o funcionamento da União Europeia.
Este site “destavezeuvoto.eu” é acessível, simples e funcional. Procura sistematizar informação sobre as diferentes temáticas que envolvem a União Europeia não são bem transmitidas pelos meios de comunicação social, ou porque não são extremamente apelativas, ou porque não dão a sua devida importância. Para além disso, ainda existe outra questão importante e que merece ser realçada: o que a União Europeia (UE) faz não parece concreto ou próximo dos cidadãos. Todavia, a verdade é que a UE tenta todos os dias facilitar a nossa vida. De facto, mais de metade das legislações nacionais de cada estado-membro recebe orientações provenientes das instituições europeias!
Deste modo, num contexto social onde as fake news e a desinformação estão em foco, o Parlamento Europeu vem apoiar o trabalho da comunicação social, disponibilizando uma plataforma que serve de intermediário entre a instituição europeia e o cidadão para que o cidadão entenda o real alcance da UE. Através do site “destavezeuvoto.eu” pode saber mais sobre as diferentes temáticas:
- prosperidade, a segurança e a privacidade, as fronteiras;
- como a UE garante o máximo nível de qualidade sobre a nossa alimentação, o nosso modo de vida, o nosso planeta;
-- como a UE defende e aumenta os nossos direitos; ou saber sobre o nosso futuro na União Europeia e o nosso sentido de justiça;
- como a UE assegura/influencia a nossa saúde e felicidade e sobre as oportunidades para os jovens.
Este site pretende também conectar os cidadãos pró-europeus. A plataforma dá a possibilidade dos inscritos poderem convidar outros cidadãos a fazerem parte deste movimento. Ademais, este site permite também que os cidadãos possam tomar conhecimento dos futuros eventos na região onde estão inseridos, e de que forma podem colaborar com os mesmos, prestando um serviço de voluntariado em várias áreas que vão desde a organização do evento, ou participação como orador até à mera gestão das redes sociais do evento. Em números concretos, os dados divulgados até ao dia 22 de janeiro demonstravam que quase 140 mil pessoas haviam aderido a este site. Em Portugal, este número já ultrapassa os 7 mil inscritos, e contempla ainda mais de 800 voluntários disponíveis para as ações.
Em suma, através do site “destavezeuvoto.eu”, o cidadão europeu pode informar-se sobre qual a real incidência da tomada de decisões do Parlamento Europeu no quotidiano dos cidadãos. Para além disso, o site será importante na luta contra as fake news. Deste modo, o cidadão terá acesso a informação detalhada acerca dos assuntos que mais lhe dizem respeito. Esta informação seguirá do Parlamento Europeu e dirigir-se-á a todos os cidadãos que receberão, via e-mail, as notícias que pretendem.
Deste modo, o CIED Minho lança um desafio a todos os cidadãos de que acedam ao site e se inscrevam para ficarem a conhecer melhor as políticas da União Europeia e os futuros eventos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho