Correio do Minho

Braga,

Infeções urinárias (altas e baixas), um problema comum

Escrever e falar bem Português

Voz à Saúde

2016-04-19 às 06h00

Bruno Melo

As infeções do aparelho urinário são problemas comuns em Medicina.
As infeções deste aparelho são processos inflamatórios causados por bactérias, que podem
atingir as vias urinárias superiores e/ou inferiores.
Existem alguns fatores de risco para infeção urinária, tais como, o sexo feminino, a diabetes, a litíase urinária (“pedra nos rins”), a existência de refluxo vesico‐uretral, a menopausa e o aumento da próstata.

Em alguns casos, a infeção pode não levar ao aparecimento de sintomas, mas nestes casos o tratamento só é importante nas mulheres grávidas ou em alguns casos antes da realização de determinadas cirurgias, pelo que nestas situações são realizados, por rotina, os exames à urina.
Os sintomas das infeções da parte mais baixa do sistema urinário podem incluir a ardência ao urinar, o aumento do número de vezes do ato de urinar, a presença de sangue na urina, a presença de urina turva ou com odor forte ou dor na região inferior do abdómen.

Por outro lado, a infeção da parte mais superior do trato urinário, os rins, pode surgir com os sintomas referidos anteriormente juntamente com a presença de febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vómitos.
O diagnóstico é efetuado através da análise à urina e complementado em algumas situações com análise ao sangue ou outros exames. O tratamento destes problemas é realizado com recurso a antibióticos.

Assim, no caso de apresentar algum destes sintomas deve recorrer a uma consulta médica para avaliação e tratamento da patologia. Em alguns casos mais graves pode ser necessário o internamento hospitalar, pelo que é de facto importante que seja observado/a pelo seu médico para que possa ser devidamente orientado.
Lembre-se, cuide de si, cuide da sua saúde.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.