Correio do Minho

Braga, sábado

Gustave Eiffel: o homem das pontes que viveu em Barcelinhos

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias

2018-06-29 às 06h00

Paulo Monteiro


Savin Yeatman-Eiffel e Fleur Larnaudie-Eiffel são os dois tetranetos de Gustave Eiffel que, amanhã, vão estar presentes nas comemorações do 140.º aniversário da inauguração da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo. Vão conhecer, certamente, nesse dia muitas histórias do seu tetravô, Alexandre Gustave Eiffel.
E de facto são muitos os episódios deste engenheiro químico francês, nascido em 1832 e ligado ao Minho, a Portugal e ao Mundo. Não há números certos, mas vários escritos dizem que esteve associado à construção de 24 pontes em Portugal, razão pela qual o levou a residir no nosso país. Eiffel viveu entre 1875 e 1877, em Barcelinhos, onde hoje é a actual residência paroquial (aliás, existe uma placa a sinalizar essa passagem por terras barcelenses). A sua estadia prendeu-se com a construção da Ponte Maria Pia (1876, Porto), Ponte de Viana do Castelo (1877) e muitas outras pontes ferroviárias a que esteve ligado no Minho, onde se incluem pontes sobre o rio Cávado, rio Neiva, rio Âncora, rio Coura, etc.
Mas foram as duas primeiras pontes que o conduziram ao estrelato e a ser conhecido em todo o mundo, levando-o a ser o responsável pela construção da estátua da Liberdade, em Nova Iorque (o projecto foi do escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi), inaugurada em 1886 e oferecida pela França aos Estados Unidos, até chegar à famosa Torre Eiffel (Paris, 1889). Gustavo Eiffel foi um dos grandes engenheiros da arquitectura do ferro e tinha uma ligação muito grande com os comboios. É homenageado, amanhã, em Viana do Castelo. Uma justa homenagem pela sua obra deixada, não só em terras vianenses, mas um pouco por todo o nosso país...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.