Correio do Minho

Braga, terça-feira

Fragmentos que unem

Eu gosto é de ir a Fátima!

Voz às Escolas

2018-02-07 às 06h00

Manuel Vitorino

Visita ministerial

Na passada sexta feira, o Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, honrou-nos com a sua visita à escola sede do Agrupamento de Escolas de Monserrate. Durante cerca de duas horas e meia, visitou as instalações da escola, contactou com alunos e professores e reuniu com a comunidade escolar.
No roteiro desta visita, pautada pela informalidade, esteve a passagem pelo Espaço-Memória Serafim Sousa Neves repositório do vasto espólio dos 129 anos da Escola Secundária de Monserrate -, uma entrevista dada aos alunos, no Estúdio Multimedia, o contacto com professores e alunos em sala de aula, laboratórios e oficinas, trocando impressões sobre as matérias e os seus projetos, num registo comunicacional muito assertivo, escutando propostas que estes apresentaram e desafiando-os a ir mais além na sua vida futura, no prosseguimento de estudos ou no mundo do trabalho.
Ao final a tarde, teve ainda oportunidade de assistir à síntese feita pelos representantes dos alunos, relativamente à reflexão que estes fizeram sobre o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Levou consigo material de trabalho como referiu à comunidade educativa presente na Aula Magna.
Esta jornada de trabalho ficou ainda ligada à inauguração simbólica do Laboratório de Comunicação de Ciência, criado com os recursos do Agrupamento e integrado na primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica do país, dinamizada no âmbito do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, promovida pelo Município, em articulação com os Agrupamentos de escolas do concelho, instituições do ensino superior.

Elaboração do Curriculum
Quando os jovens terminam o percurso escolar e pretendem aceder ao mundo laboral deparam-se com muitas dúvidas e colocam questões tão prosaicas como o que devo colocar num currículo? Como o devo estruturar? Posso referir atividades em que participo fora da escola?
E foi precisamente para dar resposta a estas dúvidas que organizamos, no âmbito do projeto Pós-Monserrate, duas sessões de esclarecimento sobre os procedimentos a adotar na elaboração de um curriculum vitae. As sessões realizaram-se com a colaboração do IEFP de Viana do Castelo, dinamizadas pela Dra Lucília Almeida Oliveira, que, de forma clara, assertiva e muito objetiva, ministrou as duas formações.
Participaram vários antigos alunos diplomados pela ESM e alunos finalistas dos cursos profissionais. A oradora, com uma vasta experiência nesta área, alertou os nossos jovens para os erros a evitar na elaboração do currículo bem como para os aspetos a serem destacados.
Esta iniciativa constituiu, assim, mais um passo na promoção da inserção na vida ativa dos diplomados com um curso profissional.

Projeto Resgate no Areal
O projeto Resgate no Areal teve a sua candidatura seriada para 2.ª fase do concurso do prémio Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho, cujo mote da 15.ª edição, 2017/2018, é a A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização.
Este projeto, inserido no 2.º escalão, destinado a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, nasce do envolvimento dos alunos da turma 1º A da Escola da Avenida e da colaboração dos alunos do 12º P-Curso Profissional de Multimédia). Tem comno objectivo proteger uma ave em perigo de extinção, o borrelho-de-coleira-interrompida, habitante das nossas praias.
Neste projeto, para proteger esta espécie, os alunos ficarão a conhecer as suas caraterísticas e o seu modo de vida, passando pela identificação e sinalização dos seus ninhos na época de nidificação e pela realização de ações de divulgação e sensibilização junto da comunidade educativa e dos utilizadores das praias.

Docentes distinguidos

Três docentes deste Agrupamento foram, recentemente, distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo motivo de regozijo para o nosso Agrupamento.
No dia da cidade, a 20 de janeiro, Ana Maria Coelho Afonso Freixo, docente de Educação Física, galardoada com o título de Cidadão de Mérito, pelos relevantes serviços prestados ao desporto, enquanto formadora e treinadora de basquetebol, que resulta da sua dedicação à formação de jovens , distinguindo-se na sua captação para a prática desportiva, em particular do basquetebol feminino.
No dia 26 de janeiro, na II Gala de Desporto, foi a vez de Luís Miguel Cameira, também professor de Educação Física, ser distinguido com o título de Treinador do Ano, pela sua prestação como selecionador olímpico de natação, com presença nos Jogos do Rio de Janeiro (2016) e com vários atletas recordistas nacionais e outros sagrados campeões nacionais, de juniores e seniores.
Maria Arlette Salgado Faria, professora de Português, foi distinguida, como Cidadão de Mérito (a título póstumo), pelos relevantes serviços prestados ao ensino e cultura, enquanto docente e ensaísta.
No dia 2 de fevereiro, à noite, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi apresentado o livro 7 fragmentos em A, da autoria desta docente. A edição foi da Câmara Municipal, que rendeu-lhe homenagem, mais uma vez, com o lançamento desta publicação, num tributo à mulher e à docente que serviu a causa da educação e da cultura, em Viana do Castelo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.