Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Fibrilação Auricular?! O que é isso?

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Voz à Saúde

2016-11-08 às 06h00

Joana Barbosa

A fibrilação auricular é uma arritmia cardíaca em que existem batimentos rápidos e irregulares do coração. Esta arritmia cardíaca é a mais comum e afeta 1-2% da população em geral e 6% a partir da sexta década de vida, sendo mais prevalente na população idosa.
A hipertensão, a obesidade, a diabetes, a doença renal cronica, alcoolismo e tabagismo são alguns dos fatores que contribuem para o desencadear desta arritmia.
A maioria destes doentes estão assintomáticos, no entanto os sintomas mais frequentes são as palpitações, hipotensão (tensão arterial baixa), dispneia (falta de ar), dor no peito, intolerância ao esforço, fadiga fácil, tonturas severas e desmaios.

Esta arritmia pode ser persistente ou existir apenas em curtos períodos de tempo, dificultando o seu diagnóstico. A palpação do pulso arrítmico é o método mais simples de diagnóstico desta arritmia no entanto, deverá ser sempre confirmada por eletrocardiograma ou outros exames auxiliares de diagnóstico.
A fibrilação auricular resultante de doenças no coração pode ser prevenida através de uma dieta com um baixo teor de gorduras, do controle do colesterol e da pressão arterial elevada, da redução dos hábitos alcoólicos e tabágicos, do controlo do peso e da prática de exercício físico regular. É importante referir que existem causas desta arritmia que não podem ser prevenias ou modificadas.

O tratamento desta arritmia terá em conta a causa e a duração da mesma, podendo ser cirúrgica, com choques ou farmacológica. Os principais objetivos da terapêutica são prevenir o AVC (acidentes vasculares cerebrais), melhorar os sintomas, prevenir complicações cardíacas e prolongar a esperança de vida.
Se tiver algum destes sintomas fale com o seu médico assistente. Cuide de Si! Cuide da sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.