Correio do Minho

Braga,

Europeias 2019 já começaram...

Ilusões

Ideias

2018-03-13 às 06h00

Paulo Monteiro

Nuno Melo, Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg. Estes são os quatro primeiros nomes anunciados, domingo, pela líder do CDS/PP, Assunção Cristas, e que são os candidatos do partido às Eleições Europeias de Maio do próximo ano.
Deste modo, está dado o pontapé de saída para mais uma corrida europeia. O mesmo é dizer: começou a pré-campanha eleitoral. E estes dados confirmam aquilo que já se estava à espera: o CDS/PP concorre sozinho às eleições - isso mesmo já disse Cristas e acrescentou que o mesmo se passará em relação às legislativas - e que Nuno Melo volta a ser o cabeça-de-lista, repetindo assim o que aconteceu na sua estreia em 2009 - recorde-se que em 2014 o CDS/PP concorreu coligado com o PSD com o nome Aliança Portugal e Nuno Melo apesar de ter sido o primeiro nome do CDS foi em quarto lugar na lista conjunta.

O CDS antecipou-se aos seus opositores e apresentou os seus candidatos. Disso mesmo também se estava à espera em relação ao PSD, com Rui Rio a aproveitar o congresso do seu partido para, pelo menos, anunciar o cabeça-de-lista. Isso não aconteceu mas é bem provável que o nome volte a recair em Paulo Rangel. Em relação aos restantes nomes pode haver surpresas. O mesmo pode acontecer no PS a começar pelo cabeça de lista, Francisco Assis, que tem tido um mandato agitado. Nos restantes partidos, tudo tranquilo com excepção do MPT que elegeu dois eurodeputados (Marinho e Pinto e José Inácio Faria) e cuja história não se irá repetir... Esperemos pelos próximos desenvolvimentos. Ah... e é preciso uma campanha a favor do voto e mostrar o quanto é importante votar nas Europeias. Em 2014, 33,67% dos portugueses usaram o seu direito. Muito mau. Os números têm de ser invertidos. Vamos todos fazer por isso...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

20 Julho 2018

Calouste Gulbenkian

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.