Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Erasmo de Roterdão e o programa Erasmus

Escrever e falar bem Português: Desafio

Erasmo de Roterdão e o programa Erasmus

Ideias

2019-11-20 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Quando há 30 anos, por esta altura, começou a ser derrubado o Muro de Berlim iniciou-se, a partir desse momento, o derrube de barreiras e muros entre os países europeus e também entre as 218 euro-regiões.
Tendo como objetivo a eliminação de muros e barreiras entre os estados membros, a União Europeia tem promovido várias iniciativas, vários projetos entre os seus membros, que visam a troca de experiências e de métodos, procurando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da sociedade em que vivemos. São exemplos os projetos desenvolvidos nas áreas do emprego e inclusão social; agricultura e desenvolvimento rural; política marítima e pescas; investigação e inovação; ajuda humanitária; cidadãos; educação e cultura; ambiente ou saúde e consumidores.
Um dos programa que contribui para a diminuição das barreiras entre os países, entre os jovens, entre as escolas e entre os estudantes europeus é o denominado Programa Erasmus, que funciona como um meio privilegiado de contacto e de diálogo entre jovens de diferentes regiões da europa.

O Programa Erasmus deve o seu nome a Erasmo de Roterdão, um filósofo e humanista holandês (séx. XV e XVI), que nasceu em Roterdão (Holanda) e faleceu em Basileia (Suíça). Durante o seu percurso académico e profissional, Erasmo (Erasmus em holandês) percorreu países como Holanda, Dinamarca, Croácia, Bulgária, Portugal, Espanha ou Suíça, em cuja universidade de Basileia deixou a sua fortuna. Erasmo de Roterdão tornou-se, desta forma, um dos primeiros impulsionadores de um intercâmbio a nível europeu. Foi devido ao seu percurso aberto, tolerante, e até crítico da sociedade de altura, que a União Europeia decidiu atribuir o nome “Erasmus” ao intercâmbio entre jovens estudantes da União Europeia.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos é um dos mais ativos agrupamentos, a nível nacional, neste intercâmbio com outras escolas, outros jovens europeus. No presente ano letivo são seis os projetos aqui desenvolvidos: Inschool - sobre o 1º ciclo (coordenado pela professora Maria João Faria); Livros, Teatro e Lendas - sobre Literatura infantil e Teatro (coordenado pela professora Anabela Costa); Identidade na Dança e Música - sobre Dança e Música em cada um dos países parceiros (coordenado pela professora Vânia Coutinho); Somos o que Comemos - sobre Alimentação Saudável (coordenado pela professora Vânia Araújo);YOU - sobre saídas profissionais após o Secundário (coordenado pela professora Adelaide Oliveira) e Mobile Education- sobre as novas tecnologias na sala de aula (coordenado pela professora Cristina Gandra).

Aos jovens do nosso agrupamento que participam nestes programas, desejo que vivam intensamente estas experiências e estes intercâmbios, que apreciem a troca de ideias, e de saberes, mas também apreciem os mares, os rios, os lagos, as tradições, os costumes, a gastronomia, as casas, as ruas, as avenidas, as empresas, os campos agrícolas, os transportes. Que apreciem as pessoas, com os seus olhares e os seus sorrisos. Só assim conseguem ganhar pontos de comparação entre as diferentes culturas e diferentes identidades e só desta forma podem formar personalidades mais fortes e consistentes.


O programa Erasmus é considerado uma das grandes oportunidades para os jovens sentirem, pela primeira vez, o que é ser europeu. O programa Erasmus é a europa da democracia, da liberdade, da tolerância, do respeito e da evolução social e ética.
Num momento em que os populismos, os extremismos, as intolerâncias, alguns muros, começam a ser reerguidos na europa, no mundo, esperemos que os nossos jovens saibam aproveitar estas oportunidades que lhes são proporcionadas e que as saibam aplicar na sua família, na sua escola, na sua região e no seu país, que desejamos contribua profundamente para esta europa solidária e democrática!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

16 Dezembro 2019

A minha universidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.