Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Eleições: já não há cartão de eleitor...

Eu, Fausto.

Eleições: já não há cartão de eleitor...

Ideias

2019-05-20 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Este assunto tem merecido muita atenção e agora ainda mais já que estamos na recta final para as eleições ao Parlamento Europeu. Já aqui falei deste assunto do cartão de eleitor que deixou de existir mas, por ser muito importante e para que mais uma vez seja relembrado, aqui replico um pouco do que escrevi no passado mês de Março:
Há alterações eleitorais que nos passam um pouco ao lado. Em Agosto de 2018, foram publicadas diversas alterações à lei eleitoral e à lei do recenseamento eleitoral (Lei Orgânica n.º 3/2018, de 17 de agosto, e Lei n.º 47/2018, de 13 de agosto) e onde salta logo à primeira vista o facto do número de eleitor ter sido abolido. É verdade. Agora para votar não precisa de ter ou saber o seu número de eleitor.

Já não existem... e os cadernos de recenseamento passam a ser organizados por ordem alfabética dos nomes dos eleitores e os eleitores passam a ser identificados, no acto de votação, apenas pelo nome e número do documento de identificação. Por isso, muita atenção: as regras mudaram e, por exemplo, as Marias ou os Paulos passam a votar na mesma secção de voto. Conta a ordem alfabética e só precisa do cartão de cidadão ou bilhete de identidade para se identificar. É mais fácil, e menos complicado.
Mas há mais alterações: recenseamento de residentes no estrangeiro é automático. E deste assunto falo amanhã porque é preciso sentir que, de facto, é muito importante ir votar no próximo domingo, dia 26 de Maio, para o Parlamento Europeu!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

12 Agosto 2019

Penso logo opino

02 Agosto 2019

Privilégios docentes

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.