Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Ejaculação Prematura

Uma carruagem de aprendizagens

Voz à Saúde

2016-02-09 às 06h00

Bruno Melo

A ejaculação prematura (EP), também conhecida por ejaculação precoce, é uma das disfunções sexuais masculinas mais comuns. São várias as definições para esta patologia, sendo, atualmente, uma das mais aceites a definição de que a EP é uma disfunção sexual masculina caracterizada pela ejaculação que ocorre sempre ou quase sempre antes ou menos de um minuto após a penetração.

Esta incapacidade, por antecipar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações vaginais conduz a consequências pessoais como ansiedade, incómodo e frustração com repercussão na vida do casal. De referir que na EP a ereção ocorre sem alterações.

Existem alguns fatores que podem contribuir para a EP, como o medo em perder a ereção, a ansiedade relativamente à relação sexual que vai ter, o stress vivenciado na sua vida pessoal ou profissional, alguma medicação crónica que esteja a tomar ou o uso de drogas ilícitas.
O tratamento da EP baseia-se no aconselhamento relacional, na terapia comportamental, na toma de medicamentos e na terapêutica combinada entre os tratamentos atrás referidos.

Um aspeto essencial no tratamento, que na maioria das vezes é fundamental na resolução do problema, é a existência de diálogo e compreensão entre os dois elementos participativos na relação sexual. É importante que estes saiam das suas rotinas relativamente à atividade sexual, que tenham novas experiências, que se libertem do stress diário da sua vida profissional, que procurem formas de colmatar a ansiedade que uma possível relação sexual possa provocar.

O doente, caso se identifique com o descrito atrás, deve procurar ajuda do seu médico. Não deve ter vergonha em procurar ajuda e explicar o seu problema. A EP não tratada pode provocar no doente, sentimentos de ansiedade, depressão, frustração e afeta o relacionamento com o outro elemento da relação sexual.
Caso necessite de ajuda procure o seu médico e aconselhe-se com ele. Cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.