Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cuidado com o Sol

Tancos: falta saber quase tudo

Ideias

2018-07-23 às 06h00

Paulo Monteiro

O aviso é sempre uma constante, mas não faz mal continuarmos com estes alertas bem importantes, mesmo que o sol tarde em chegar apesar do Verão já ter começado há muito tempo...
Mas um dos avisos feitos no final da semana não tem sido muito divulgado, ou então, nós é que não damos grande importância...
Falo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que recorda que a exposição solar também aumenta o risco de desenvolver várias doenças oculares. Alterações agudas da córnea e da conjuntiva, cataratas e degenerescência macular ligada à idade são algumas das doenças oculares que estão associadas à exposição solar. Ou seja, com a chegada do Verão, a intensidade da luz e dos raios ultravioletas aumenta e pode criar problemas, se não tivermos cuidado.

E os cuidados a ter acabam por ser quase os mesmo: evitar a exposição solar entre as 11 e as 16 horas; usar óculos de sol com protecção UV para melhor proteger os olhos;?usar chapéus com abas ou palas, proporcionando uma barreira sobre a radiação solar directa. E mais: se está a ser medicado o cuidado deve ser redobrado, os seus olhos podem estar mais sensíveis à luz solar. São vários os medicamentos fotossensíveis, mas destacam-se, por exemplo, alguns anti-histamínicos, antibióticos ou antidepressivos.

Estas são algumas das recomendações da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que alerta ainda que se deve procurar imediatamente um oftalmologista caso, após exposição solar, sejam sentidos alguns destes sintomas: olhos vermelhos; ardor; sensação de corpo estranho ou visão enevoada.
Bons conselhos para passar um Verão descansado.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

23 Outubro 2018

Caminho perigoso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.