Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

‘Correio do Minho’: livros e filmes...

Escrever e falar bem Português

‘Correio do Minho’: livros e filmes...

Ideias

2019-10-14 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

São dezenas e dezenas de livros publicados nos últimos 93 anos que falam do jornal ‘Correio do Minho’ ou que incluem o próprio jornal nos seus enredos. O jornal também aparece em séries e em filmes, alguns deles que acabaram por fazer grande sucesso em Portugal e além fronteiras. E são desses livros, dessas séries ou desses filmes que falarei, às vezes, em alguns bons dias. Hoje o destaque vai para ‘Uma aventura entre Douro e Minho’ de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Um livro que faz parte do Plano Nacional de Leitura e que grande parte da história se passa entre Braga e Guimarães (nem de propósito... a nossa manchete de sábado falava da cultura e da critividade destas duas cidades). São várias as páginas que falam do jornal.

Aliás, até se fala da visita à redacção... “- Se fôssemos comprar o jornal? (...) Daí a nada debruçavam-se, excitadíssimos, sobre o cabeçalho da primeira página do Correio do Minho. A notícia era dada com todos os pormenores, e vinha acompanhada pela fotografia de dois guias que tinham sido entrevistados.” (a acompanhar esta parte do texto uma excelente ilustração de Arlindo Fagundes, com destaque para o Correio do Minho. O capítulo 6, ‘Encontro com os jornalistas’ tem como palco a redacção do jornal e uma conversas entre Teresa, Luísa, Pedro João e Chico com os jornalistas. Este livro deu origem ainda a uma série televisiva de grande sucesso, intitulada ‘Uma aventura...’ e uma das cenas foi filmada na actual redacção do jornal Correio do Minho. Pedro Morgado e Rui Madeira eram, na altura, dois dos protagonistas deste episódio. Foi feita uma primeira página ‘falsa’ sobre o assalto ao palácio de Guimarães e todos se divertiram com mais esta aventura...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.