Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Casa do Professor: 40 anos a servir todos os professores

Os bobos

Escreve quem sabe

2019-01-31 às 06h00

Hilário de Sousa Hilário de Sousa

As reflexões que desde há cerca de quatro anos encontram eco neste espaço privilegiado têm procurado evidenciar a importância da memória para a afirmação da identidade de uma comunidade ou de uma organização. Esta linha de orientação primacial é coerente com a riqueza patrimonial, histórica, religiosa, cultural… e associativa que tanto enobrece a nossa cidade, sabendo-se que não há verdadeiramente futuro que não derive das raízes inabaláveis da memória.

Hoje, dá-se voz a uma associação de referência no país, pela sua missão e pela sua história, por ocasião da celebração do seu 40.º aniversário: a Casa do Professor! A evocação da memória e a sua projeção no futuro pretendem anotar nesta oportunidade a defesa persistente do reconhecimento do papel dos professores na sociedade e do indelegável interesse público que tem caracterizado o trabalho desenvolvido pela instituição. O conhecimento, a preservação e a utilização da memória institucional apresentam-se pois como fatores relevantes no discurso e na prática da atual gestão, estando expressamente inscritos como eixos fundamentais no projeto estratégico para o triénio 2018-2020. Num tempo em que a sociedade em geral se confronta com múltiplas forças de desintegração, sejam de maior ou de menor espectro, releva-se a responsabilidade histórica de entidades como a Casa do Professor, na procura da união entre o passado e o futuro, entre tradição e modernidade, corporizando um presente que vá ao encontro da vontade e visão esclarecida dos associados.

Um pouco da sua história: designada na sua génese Casa do Professor do Ensino Primário, esta instituição foi idealizada pelo Diretor Escolar, António Gomes de Faria, que se propôs, com mais dezanove professores, criar uma associação sem fins lucrativos, de caráter recreativo e formativo, sem qualquer filiação política, sindical ou confessional. Fundada em Braga, em 14 de fevereiro de 1979, a Casa do Professor é a associação de solidariedade social de professores mais antiga do país, tendo nascido alicerçada na necessidade de unir os docentes do então ensino primário, promovendo a interatividade e o diálogo com as escolas do concelho.
A Casa do Professor, pessoa coletiva de utilidade pública, sem fins lucrativos, é uma organização profissional, com expressão nacional e projetos em cerca de uma dezena de países europeus, que desenvolve a sua missão em benefício de cerca de 11.000 associados, aos quais acrescem os respetivos familiares diretos.

Ao longo de 40 anos de existência, destacam-se alguns momentos de especial relevância: i) criação do Centro de Formação (1993); ii) atribuição do estatuto de utilidade pública (1999); iii) condecoração com a medalha de mérito, grau de ouro (2006); iv) inauguração da atual sede (2006); v) atribuição do galardão “A Nossa Terra” – Mérito Bracarense (2008); vi) profissionalização da gestão e dos quadros da associação (2009); vii) criação da Clarabóia – Agenda Cultural (2010); viii) início do projeto solidário “Novelos de Afetos – Meadas de Partilha” (2013); ix) criação da Academia de Música (2013); x) aprovação do 1.º projeto internacional, NESTT – New European Settings for Teachers and Teaching (2016); xi) criação da Orquestra Fi-Bra – Filarmonia Juvenil de Braga (2017); xii) organização da 1.ª conferência internacional, Making Learning Meaningful – Implications for Teachers Training (2018); xiii) obtenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015) (2018); xiv) atribuição do Commited to Excellence duas estrelas, da European Foundation for Quality Management – a primeira associação em Portugal a obter este reconhecimento internacional (2018).

Este caminho de sucessivas conquistas (e muitas outras ficam omissas por economia de espaço), seguindo os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentado e de uma progressiva afirmação da Casa do Professor no panorama associativo docente no país, só tem sido possível graças à fidelidade dos milhares de associados e seus familiares, assim como de amigos e colaboradores, testemunhas da mais-valia que constitui o trabalho liderado pelas sucessivas direções. Um sentido bem-haja a todos!

O reforço do apoio nas áreas social, cultural e formativa e as novidades para este ano, a par da proximidade entre os associados, vão continuar a contribuir para que estes (re)descubram a sua identidade e (re)construam vínculos consistentes, sendo mais uma oportunidade no reforço dessa ligação a comemoração dos 40 anos, no próximo dia 17 de fevereiro, cujo programa tem um dos seus pontos altos no Theatro Circo, com o concerto da Fi-Bra – Filarmonia Juvenil de Braga e a atuação do Coro Cantabile.
A memória assume-se portanto como um agente catalisador no apoio à coesão dos professores, um mecanismo para a (re)construção de um futuro de respeito e dignidade por essa figura tutelar, articulando o passado e o presente, em que a identificação da cultura organizacional e o fortalecimento da identidade são fa-tores-chave. Parabéns à Casa do Professor!?

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

24 Março 2024

Não se tem 7 vidas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho