Correio do Minho

Braga, terça-feira

Bragafado 2018: a trindade do fado tradicional

Diciembre, Decembro, Abendua... e Desembre?

Escreve quem sabe

2018-11-14 às 06h00

Félix Alonso Cabrerizo

Os numerosos cantos de S. João que se encontram no nosso país, desde norte a sul, são simples modificações de um canto primitivo que ainda vive e que vem reproduzido, com insignificantes alterações, em muitos dos corais do Minho. Esse canto, cuja origem se prende com as antiquíssimas festas pagãs do Sol, realizadas em Braga e transformadas pelo Cristianismo em festas joaninas, tem uma importância fundamental na música popular portuguesa.
Entre estas destacam-se particularmente os Fados, de que existem muitas variedades, algumas já bem afastadas do seu tipo original e característico, nascidos nas vielas da capital.

“Ora, comparando as respectivas músicas, resulta que o Fado não passa, afinal, de uma leve modificação, quase mera- mente rítmica, do S. João, que o fadista adulterou ao prolongar muito naturalmente a primeira nota radical, para dar à canção o expressivo do lamento pela fatalidade do seu destino”.
(As Origens do Fado – Gonçalo de Sampaio – Artigo publicado na Revista «A Águia», Porto, 1923)

Esta tese e palavras do Prof. Gonçalo de Sampaio sobre o Fado, põe de manifesto que a sua origem tem contornos minhotos e sobretudo bracarenses, tomando como ponto de partida a influência dos cantos e corais das Festas Sanjoaninas de Braga e dos cantos do Minho.
Toda esta teoria põe em relevo a interessante prestação de Braga no Fado, não esqueçamos que no Século XIX, quando o Fado começava a desenvolver-se e ganhava forma, havia uma grande emigração do Norte para Lisboa, fixando-se nos bairros populares e levando consigo toda a sua bagagem cultural e musical, que em constante movimento fora partilhado em festas e convívios e por sua vez ficaria transformado e influenciado pelo Fado Lisboeta, sempre em constante evolução e desenvolvimento. Este Fado Lisboeta, que tivera a grande polivalência de assimilar todas as culturas que conviviam em Lisboa, teve a grande virtude, (graças a todos os seus executantes, cultivados defensores) de formatar, pontificar e tomar como modelo de referência o Fado Tradicional, tendo como alicerces o Fado Menor, Fado Corrido e Fado Mouraria, a Trindade do Fado, base fundamental do Fadista.
O Bragafado já faz parte da História do Fado em Portugal e é a manifestação por direito próprio da cultura do fado em Braga, por afirmar Braga no campo musical na arte do fado, valorizando Braga como cidade cultural, promovendo o turismo da cidade e apoiando o Município na candidatura a Capital da Cultura 2027.

Este Bragafado 2018, com um Theatro Circo cheio, foi um grande sucesso, onde pontificou o Fado Tradicional, com Fado Menor e Fado Mouraria (com a voz de Ricardo Monteiro, brilhante vencedor deste Bragafado) e Fado Corrido (por Isa Cardoso), o que chamamos a Trindade do Fado. Os outros participantes foram: Isabel Bacelar, Mário Bruno, Mafalda Campos Leite e Joana Lopes. O Fado no Cinema, um grande momento com os fadistas Margarida, Margarida Rocha, Bruno Alves e Jorge Gomes. Como apresentador e artista convidado o fadista José da Câmara esteve genial encantando o público, elevando o nome dos Câmara, grande família de fadistas.
Todo este espectáculo com o acompanhamento dos grandes músicos Mário Henriques, Bruno Brás e Torcato Regufe.

Finalizo com uma curiosidade: no Minho existe uma dança folclórica chamada “Fado” - Pedro Homem de Mello, insígne poeta e letrista de fado faz uma exposição dela no programa de Folclore nos inícios da Televisão.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

11 Dezembro 2018

O conceito de Natal

10 Dezembro 2018

Como sonhar um negócio

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.