Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Bons ventos de Bruxelas... trovoada de Lisboa

4 ponto quê

Bons ventos de Bruxelas... trovoada de Lisboa

Ideias

2019-11-20 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O que eu quero expressar com este título é muito simples: o orçamento da União Europeia para 2020 foi aprovado... por isso bons ventos de Bruxelas. A trovoada saiu de Lisboa e caiu no Minho com as más notícias da bienal de Cerveira e da Ferrovia. Comecemos pelo Minho... a candidatura da bienal de Cerveira foi uma das cinco que foram consideradas elegíveis para apoio pelo júri, mas para as quais não há financiamento disponível. Ou seja: a Direcção Geral das Artes decidiu não financiar a bienal de arte de Vila Nova de Cerveira. Incompreensível, já que é uma ‘âncora’ cultural da região, a mais antiga da Península Ibérica e que se realiza desde 1978 com grande notoriedade. Como se sentiria José Rodrigues ao saber desta notícia, ele que foi um dos grande promotores da bienal?

Claro que o Minho já se levantou contra esta decisão: José Maria Costa, presidente da CIM do Alto Minho reagiu com estupefacção e afirma mesmo que esta decisão “lesa também uma afirmação cultural descentralizada e fora da capital do país”. O presidente da Câmara Municipal e da Fundação da Bienal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, foi claro: “estou completamente desiludido com esta decisão. O que devo dizer é que quem manda pode”. A Ferrovia é outra má notícia. Ontem foi admitido pelo Governo que há atrasos e constrangimentos em projectos de modernização... Vamos ver o que irá acontecer e ver para quando a conclusão minhota do plano ferroviário 2020 que já teve tantas e tantas cerimónias... A boa notícia chegou-nos de Bruxelas. Ao fim de muitos ‘confrontos’ o orçamento foi aprovado. Ainda bem. O destaque vai para as alterações climáticas. Falarei disso nos próximos dias!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.