Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Bibliotecas Irmãs

A responsabilidade de todos

Voz às Bibliotecas

2019-09-12 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

“We are very happy to announce that we have a new library in the programme, the 9th Portuguese library to join NAPLE Sister Libraries.” Foi desta forma, e com enorme entusiasmo, que tomamos conhecimento que a candidatura da nossa Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ao programa europeu NAPLE Sister Libraries havia sido aceite.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, passou assim à nona biblioteca pública portuguesa, das 114 bibliotecas europeias participantes, a integrar este programa europeu, no qual já se encontram inscritas a Biblioteca Municipal de Castro Marim, a Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez, a Biblioteca Municipal de Anadia, a Biblioteca Municipal de Torres Novas, a Biblioteca de Aveiro, a Biblioteca Municipal de Lousada e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, de Braga.

O NAPLE Sister Libraries é um programa de cooperação, da responsabilidade da Subdireção Geral para a Cooperação das Bibliotecas, do Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, que tem como objetivo promover a cooperação, a partilha e o intercâmbio entre bibliotecas públicas europeias.
A integração neste programa vem permitir à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, encontrar uma ou mais “sister libraries”, inscritas no programa, e com elas organizar ações e eventos, partilhar informações técnicas, divulgar formações para profissionais de biblioteca, fazer intercâmbio de exposições ou material cultural e regional, partilhar planos de atividades e metodologias de ação, entre muitas outras vantagens de cooperação entre “bibliotecas irmãs”.

O “Sister Libraries” é um programa criado pelo NAPLE - Autoridades Nacionais para as Bibliotecas Públicas na Europa, e o seu objetivo é harmonizar as políticas europeias no campo das bibliotecas públicas, trocando informações e conhecimentos por forma a destacar o valor das bibliotecas públicas na Europa.
O projeto “Bibliotecas Irmãs” assume-se como uma rede de bibliotecas públicas que interagem entre si para desenvolver projetos cooperativos a nível europeu. O objetivo principal é disponibilizar às bibliotecas públicas uma plataforma através da qual possam conhecer-se mais facilmente e, ao mesmo tempo, assumir-se como um local onde todas as bibliotecas aderentes possam apresentar as atividades que desenvolvem, seja com as suas bibliotecas irmãs ou seja individualmente, e ser uma espécie de “montra” para que qualquer pessoa as possa conhecer e encontrar, até, inspiração.

Cada país participante possui um representante nacional nomeado pelo membro NAPLE do país correspondente, que em Portugal é a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e cujas responsabilidades são essencialmente as de viabilização e promoção do programa, bem como a intermediação entre bibliotecas e a secretaria do Programa. As bibliotecas que desejam ingressar no programa devem manifestá-lo através de formulário próprio, diretamente à NAPLE ou através de seu representante nacional, fornecendo informações sobre sua biblioteca, a população que serve, as atividades que desenvolve, os idiomas falados pela equipa, etc.
Esta informação ajudará outras bibliotecas a terem elementos suficientes para avaliar e decidir sobre futuras parcerias. Depois de se registrarem no programa, as bibliotecas pesquisam outras bibliotecas até encontrar aquela que melhor se encaixar no perfil para uma parceria. As bibliotecas projetarão suas atividades livremente com seus parceiros, porque o espírito do programa é compartilhar informações, experiências e boas práticas. Nós aderimos!!! Fica o desafio para outras…

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho