Correio do Minho

Braga,

As freguesias e a defesa do Património

Escrever e falar bem Português

Voz às Freguesias

2017-03-30 às 06h00

João Pires

É da articulação entre freguesia e município e da forma como ela é exercida no Município de Braga que hoje me ocupo; e faço-o apenas numa das muitas áreas em que essa articulação acontece, qual é a da defesa do património, material ou imaterial, existente no território do Município. Vai há cerca de um ano que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga lançou o programa intitulado ‘Concelho de Braga e o seu Património Musical’, um projeto promovido em parceria com a Associação Cultural Suonart e que pretende ser um contributo para a história da música em Braga; resulta de um levantamento da história musical de cada uma das freguesias do Concelho com vista à sua fruição e salvaguarda, realizado pela musicóloga Elisa Lessa.

S. José de S. Lázaro foi a primeira freguesia a acolher este projeto que, segundo Elisa Lessa, “tem muito de memória e de história”, com a realização da primeira exposição documental e do primeiro concerto comentado. A mostra contém referências importantes sobre, entre outras, as igrejas e capelas da freguesia, os seus órgãos e sinos, as festas religiosas e profanas, como o S. João, os músicos da freguesia ou que nela exerceram atividade, o Palácio do Raio e o Museu Nogueira da Silva.

Referência especial é feita aos vários órgãos de tubos das igrejas, a maioria já restaurados e em uso. É este o instrumento musical que vai estar em foco no IV Festival de Órgão de Braga, de 28 de abril a 7 de maio, com a realização de 4 dos seus concertos em outras tantas igrejas da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto e que a Junta de Freguesia patrocina.
Esperamos por si e, entretanto, desejo-lhe uma feliz Páscoa.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.