Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Agradecimentos e uma pausa para reflectir

Escola em mudança

Escreve quem sabe

2018-06-06 às 06h00

Félix Alonso Cabrerizo

"A ideia concretizou-se no seio de algumas associações, mas quem a fez mover foi Félix Cabrerizo, um músico espanhol, natural de Soria, que já foi maestro da Banda de Cabreiros, entre outros desempenhos culturais nesta cidade em que se radicou.
Ligado à ACOFA, o Félix contactou várias associações e convidou-nos a olhar para a nossa cidade comum, este espaço urbano bracarense que é capital de uma região e que tem um acumulado de memórias muito para além das suas fronteiras atuais."


"Que força é esta, amigos? - Braga nas Tradições
José Hermínio Machado 12 de Março de 2014
correiodominho.pt"


Este foi o início de Braga nas Tradições, uma rubrica que tem desenvolvido um bom trabalho entre todos os colaboradores todas as quartas-feiras no Correio do Minho com uma visão pluralista, com diversidade de ideias, pensamentos, critérios e com a finalidade de chegar a todos os âmbitos das culturas tradicionais e etnológicas.
Nestes 4 anos se tem feito um trabalho exemplar que pode dar abertura a outras novas iniciativas, às novas gerações e também com um enfoque nos momentos atuais.
Meu contributo para a Braga nas Tradições teve sempre uma linha metodológica muito bem definida e transparente em todos os meus artigos; a busca permanente do equilíbrio entre o Passado, Presente e Futuro, sem esta trilogia de pensamento em permanente dinâmica nunca poderia fazer uma análise objectiva de todos os temas que expus e relatei.
Meus artigos foram:

1º Dar as Mãos às Nossas Tradições; 2º Festas de S. João e Bandas de Música; 3º A Canção Popular Motor das Tradições; 4º Fado, ACOFA, Escola de Fado e Bragafado; 5º Quando uma Criança Nasce as Tradições Renascem; 6º Bragafado Um Caminho do Fado Tradicional; 7º Honrar as Origens, Ensinar os Costumes e Defender as Tradições; 8º A Arte de Ser Fadista; 9º Sagrado Lausperene, Semana Santa e Domingo de Páscoa; 10º Marchas de Stº António, Rigor nas Tradições, O Verdadeiro Fadista; 11º Antologia Bragafado Canta Fado Tradicional; 12º Bragafado, A Confirmação do Fado Tradicional; 13º Dinamizar as Tradições, um Percurso e um Desafio; 14º Padre Benjamim Salgado (1916 1977); 15º Centenário do Theatro Circo (1915 2015); 16º Renascer as Tradições e Defender a Identidade do País; 17º Bragafado... O Fado Tradicional; 18º Padre Dr. Manuel Faria (1916 1983); 19º III Concurso de Bandas Filarmónicas; 20º Cantares de Reis e Janeiras: O Amor pela Tradição; 21º Momentos Musicais com Tradição; 22º O Fado Tradicional é a Arte do Fado; 23º O Arte da Arte do Fado Tradicional; 24º Braga Barroca: Um Evento de Relevância; 25º Canções de Ida e Volta no Museu do Fado; 26º A Semana do Fado: Fado com História; 27º Exposição Cultural: Nocturnos de la Ventana; 28º O Fado Tradicional... A Escola do Fadista; 29º A Prática do Fado Tradicional e 30º Braga nas Tradições.

Dia 26 de Junho é o último artigo da nossa página que corresponde a Agostinho Peixoto, seguindo-se uma pausa em Julho e Agosto.
Quero agradecer a todos os colaboradores de Braga nas Tradições e, especialmente, aos atuais Anabela Guimarães, Alfredo Machado, Agostinho Peixoto, Hilário de Sousa e José Hermínio Machado pela magnífica colaboração.
Sendo que tudo tem um início e um fim gostaria de fazer uma pausa para reflectir. Muito obrigado ao Correio do Minho e a todos os leitores.
Boas férias.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

20 Novembro 2018

Oportunamente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.