Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Afinal, o que é a fibromialgia?

O que nos distingue

Voz à Saúde

2016-10-11 às 06h00

Joana Barbosa

A Fibromialgia caracteriza-se por dor e rigidez muscular/tendinosa difusa e crónica, afetando, até sete vezes mais, mulheres jovens ou de meia-idade, podendo também ocorrer em homens, crianças e adolescentes.
Os sintomas são dor generalizada (‘dói tudo’), sono inadequado e fadiga, podendo ser acompanhados de depressão, ansie- dade, dor de cabeça, dormência de mãos e pés, dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarreia.

Quaisquer músculos, tendões e ligamentos pode ser afetados, no entanto os tecidos do pescoço, ombro, peito, região lombar, coxas e braços são especialmente suscetíveis a ficarem dolorosos.
Menos frequentemente, as pernas, mãos e pés são afetados.
A dor pode ser intensa e geralmente, piora quando há fadiga, estresse ou uso excessivo.
Esta patologia pode manifestar-se periodicamente (em crises) ou a maior parte do tempo (cronicamente), nunca se verificando inflamação ou deformidade nas articulações.

A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos, não havendo evidência concreta de que, esta doença, possa ser transmitida entre gerações.
No tratamento, devem ser usados analgésicos e antidepressivos, não parecendo haver vantagem no uso de anti-inflamató- rios em caráter permanente.
O acompanhamento por médicos especialistas na doença e o entendimento da doença por parte dos pacientes, é indispensável.

A fibromialgia não é perigosa nem representa risco à vida, no entanto, os sintomas persistentes podem ser muito perturbadores e incapacitantes.
Se tiver algum destes sintomas, deverá recorrer ao seu médico assistente para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas. Cuide de Si, Cuide da sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

18 Dezembro 2018

Combater a DPOC

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.