Correio do Minho

Braga,

A nossa primeira medalha nos Jogos Olímpicos

Amigos não são amiguinhos

Ideias

2018-07-27 às 06h00

Paulo Monteiro


Faz hoje 94 anos (1924) que Aníbal de Almeida, Hélder Martins e José de Albuquerque conquistaram a primeira medalha olímpica para Portugal. Foi na prova colectiva de hipismo, denominada ‘Prémio das Nações’, e subiram ao terceiro lugar do pódio conquistando a medalha de bronze.
Esta proeza aconteceu nos Jogos Olímpicos de Paris e até aos dias de hoje conquistamos mais 23 medalhas, num total de 24 presenças em Jogos Olímpicos. Um número que pode parecer pouco, mas vendo a lista de todos os medalhados, não nos deixa nada mal...
Das 24 medalhas conquistadas, quatro foram de ouro, oito de prata e 12 de bronze. E, curiosamente, as medalhas de ouro conquistadas foram todas no atletismo: Carlos Lopes (Maratona, Los Angeles, 1984); Rosa Mota (Maratona, Seul 1988); Fernanda Ribeiro (10.000 metros, Atlanta 1996) e Nélson Évora (Triplo salto, Pequim 2008). Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro têm, também, a particularidade de, para além de terem conquistado o ‘ouro’, conquistaram outra medalha em Jogos Olímpicos. E já agora... fique a saber, também, que é nesta modalidade que Portugal mais medalhas conquistou: 10, seguindo-se a vela com quatro.
E os jogos de maior glória foram os de Los Angeles, em 1984, onde conquistámos três medalhas (uma de ouro e duas de bronze), feito só repetido - em número de medalhas - nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, com duas medalhas de prata e uma de bronze.
É esta a história resumida das nossas medalhas num dia especial, para recordar, já que hoje passam 94 anos da primeira conquista olímpica...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.