Correio do Minho

Braga, terça-feira

A força dos projetos na escola!

"Eu não preciso de nada"

Voz às Escolas

2018-04-23 às 06h00

Maria da Graça Moura

O começar de cada dia é, por si só, o maior projeto de vida escolar. Hora a hora, tanta semente lançada!
O envolvimento dos alunos em projetos, nas mais variadas áreas, é a prova de que nem só de currículo vive uma escola, mesmo que seja à volta do currículo que se fundamentem as dinâmicas que lhe sustentam a vida.
No Agrupamento André Soares estão em desenvolvimento novos projetos, envolvendo os mais pequeninos.
A Realidade Aumentada (RA) para alunos de uma turma do 3º ano do 1º ciclo, já está a dar frutos. A tecnologia RA tem forte impacto na nossa interação com o mundo, pelo que é importante promover o uso desta ferramenta tecnológica na disseminação de conteúdos. A leitura é, indubitavelmente, um dos fatores que mais contribui para o êxito escolar. Mas, por vezes, é substituída por outras ocupações que os alunos consideram mais atrativas. Por isso, a utilização dos dispositivos móveis tem de ser rentabilizada, e não excluída, no domínio da leitura. Nesta perspetiva, são produzidos conteúdos híbridos, promovendo uma interação significativa com jovens leitores.

Programação  para alunos de uma turma do 4º ano do 1º ciclo, um outro em desenvolvimento. Pretende-se criar uma aplicação que contenha tarefas que permitam que os alunos disléxicos superem dificuldades. Os alunos são incentivados a desencadear ações de interajuda com os seus pares. Constituirá ainda, a iniciação à programação a alunos do 1º ciclo, contribuindo assim para a formação na área das competências digitais. Como produto final, e sempre contando com a colaboração das bibliotecas do Agrupamento, promovendo o crescimento de novos leitores, os alunos terão ferramentas para construir uma aplicação para sistema Android.
Vários estudos mostram que as raparigas estão tão interessadas e aptas para as ciências como os rapazes. No entanto, poucas enveredam por uma carreira na investigação e os estereótipos de género continuam a excluí-las de áreas predominantemente masculinas.

Assim, está em desenvolvimento um outro projeto que explora a tecnologia dos Drones, com a utilização de uma linguagem de programação Tynker, para raparigas. Os trabalhos iniciaram-se com uma introdução ao ambiente de programação, com o objetivo da apropriação dessa linguagem.
Os Drones podem ajudar à reflorestação das áreas ardidas e contribuir para a conservação da natureza, em particular a diminuição dos impactos negativos causados pelos incêndios florestais, na conservação do solo, da água, da fauna e da flora e o aumento da área florestal autóctone. Os alunos  adquirem competências básicas de programação da aplicação Inventor2, para sistemas operativos móveis Android. Está a ser criada uma aplicação prototipada (App) para auxiliar a população idosa na tomada de decisões, em função das manifestações de sintomas físicos de debilidade, que necessitem de ajuda. Este projeto será acompanhado por parceiros no programa do Erasmus + em que a escola está envolvida.

Todas estas atividades merecem o reconhecimento de organismos externos à escola. Validando as ideias e metodologias, contamos com o apoio da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia. Internacionalmente, contamos com o apoio logístico e pedagógico do Hands-on Science Network, projetando as atividades além fronteiras e promovendo as boas prática no âmbito da Ciências.
Estas entidades conferem responsabilidade acrescida, uma dimensão única e estimuladora para toda a comunidade André Soares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.