Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

As Bibliotecas e a exclusão digital

Os bobos

Voz às Bibliotecas

2017-09-21 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

Fortemente influenciada pelo impacto das novas tecnologias, a sociedade contemporânea apresenta hoje um novo modelo focalizado no mundo digital e virtual em que a internet se torna mais uma ferramenta de construção da cultura.
Contudo, o advento da sociedade da informação trouxe consigo uma série de problemáticas que envolvem práticas sociais, questões económicas e, ainda, a exclusão digital. Para combater este flagelo, urge criar oportunidades de inclusão, providenciando experiências de literacia que abarquem as várias camadas da população, nomeadamente as pessoas das faixas etárias mais elevadas.

Assim, e tal como propõe o Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas (1994) quando refere as “missões-chave da biblioteca pública relacionadas com a informação, a alfabetização, a educação e a cultura”, deve atender-se, no âmbito das suas competências, à criação de estratégias e à disponibilização dos mecanismos necessários a “facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática”.

Nesta perspectiva, e tendo presente esta recomendação, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vem, desde 2009, desenvolvendo o projecto que designou de INTERNET SÉNIOR, com o qual pretende ampliar as oportunidades de acesso gratuito à internet bem como possibilitar a fruição por parte dos munícipes seniores das potencialidades das novas tecnologias da informação e da comunicação. Partindo, assim, das necessidades da comunidade, e em especial deste segmento da população que teve mais dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias, a concretização deste projecto tem assumido particular relevância por permitir uma aproximação e adequação a um mundo dominado por estas tecnologias, em particular dos seus recursos tecnológicos, e, também, em encontrar ferramentas informáticas de auto-formação.

O Projecto INTERNET SÉNIOR, desde a sua criação que pretende ser uma iniciação às tecnologias da informação e da comunicação na óptica do utilizador, nomeadamente no uso da internet e da sua compreensão, e destina-se ao público que deseja adquirir novos conhecimentos e ferramentas que auxiliem na sua auto-formação.

Deste modo, e de uma maneira geral, os utilizadores passarão a conhecer melhor o que é a internet, as suas vantagens e desvantagens; a realizar pesquisas nas diversas ferramentas da Web; a utilizar as diferentes funcionalidades do correio electrónico e o uso das redes sociais como meio de comunicação. Este projecto, de inscrição gratuita, ocorre na sala multimédia da Biblioteca Municipal sendo dinamizado por elementos da sua equipa técnica. Cada grupo de formandos é constituído por seis pessoas, que previamente realizaram a sua inscrição, e durante 25 sessões de uma hora exploram os conteúdos programáticos do projecto, adaptáveis às necessidades da cada formando. A autonomia dos utilizadores no manuseamento das diferentes ferramentas informáticas é o principal objetivo destas sessões.

Decorridos oito anos do seu início, cerca de centena e meia de utilizadores usufruíram já desta formação, mantendo-se actualmente o interesse, evidenciado no aumento da procura sujeita, no entanto, à capacidade de resposta da Biblioteca Municipal.
O Projecto INTERNET SÉNIOR, para além de se apresentar muito dirigido à formação sénior, foi também concebido com o objectivo de promover a autoestima e de valorizar os processos de ensino/aprendizagem, contribuindo para uma cidadania activa e para a melhoria da qualidade de vida deste segmento específico da população.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho