Tanta Feira do Livro... ao mesmo tempo

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 236

O que é que nesta altura do ano as cidades de Braga, Barcelos e Viana do Castelo têm em comum?... a realização da Feira do Livro. Braga recebe o certame de 30 de Junho a 16 de Julho; Barcelos de 30 de Junho a 9 de Julho e Viana do Castelo de 8 a 23 de Julho.
E acham bem? Eu acho mal.

Numa região tão rica de acontecimentos e de iniciativas e a sua grande parte com valor, com sucesso e a atrair cada vez mais visitantes e turistas, realizar uma Feira do Livro na mesma data em três cidades tão próximas não parece lá muito feliz.

Todas têm uma boa programação mas se tivessem divididas no calendário do tempo ficariam, certamente, a ganhar com isso. Isto porque entre Braga e Barcelos ditam cerca de 17 quilómetros. Depois entre Braga e Viana do Castelo existem excelentes acessos. As duas capitais de distrito com datas tão coincidentes, também não parece bem.

Há que rever bem estas coincidências. Não tenho dúvida nenhuma de que há muitos bracarenses que iam a Viana e muitos vianenses que vinham a Braga e o mesmo em relação a Barcelos.
Qualidade das Feiras dos Livros existe temos é que as prolongar no tempo. É que durante quase um mês ‘levamos’ com uma ‘intoxicação’ de livros e depois... não se passa nada. Mesmo para a cobertura noticiosa é mau.

O que comentam os escritores e editores sobre o assunto? E o público interessado?
Seria bom ouvi-los a todos. De qualquer modo, em termos de programação só tenho que tirar o chapéu às três organizações. Todas têm uma programação excelente e estão, neste particular, de parabéns.
Façam mais, mas em datas desunidas!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia