Correio do Minho: 91 anos de história... sempre a servir e a liderar a região

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 282

É incrível! O jornal Correio do Minho festeja hoje o seu 91.º aniversário mas, na realidade, já pertence ao grupo dos centenários uma vez que a primeira vez que este título foi editado foi no dia 3 de Janeiro de 1902... já lá vão 115 anos. Mas, na altura, o projecto não tinha nada a ver com o actual e aquele que foi fundado em 1926. O primeiro ‘Correio do Minho’ pertencia ao Partido Progressista e foi publicado até 24 de Dezembro de 1907 (teve 586 edições), dando depois lugar ao ‘Correio do Norte’ que se manteve em circulação até Fevereiro de 1911.

Até que...
No dia 6 de Julho de 1926 surge o ‘actual’ Correio do Minho, tendo como primeiro director Álvaro Pipa.

Toda a história deste jornal, que oficialmente faz hoje 91 anos, está contada no excelente livro editado há seis anos por Joaquim da Silva Gomes e intitulado ‘Correio do Minho - 85 anos de história’.
Na passagem dos 90 anos lembrei de que o nosso jornal deixou de ser o jornal do Minho para o Minho e passou a ser um jornal do Minho para o Mundo. Tudo porque numa era global o jornal chega a todo o lado e somos o único órgão de comunicação social que oferece, a partir das seis horas da manhã, de forma gratuita, o PDF da edição do dia. E de uma forma simples... basta descarregá-lo no nosso site.

E por falar em site... apesar deste ter cada vez mais utentes, o certo é que está a chegar o dia da grande revolução tecnológica. Sabemos que tudo passa muito depressa e também temos a certeza de que a modernização do nosso site é uma das grandes prioridades. Aliás, não só o site como todas as outras plataformas digitais. Mas, para já, vamos todos passar o verão descansados, que as novidades surgirão logo a seguir. Vai valer a pena a espera, como valeu a criação do actual site que na altura que apareceu surpreendeu muita gente.

Temos o orgulho de continuarmos a ser líderes de audiência desde 2012. E, se no papel, contamos com cerca de 75 mil leitores por dia, on-line já passamos os 100 mil leitores, daí falarmos há algum tempo de sermos um jornal do Minho, mas para o Mundo. Em oito anos o nosso site teve quase 20 milhões de visitas e as nossas páginas foram visualizadas por mais de 50 milhões de vezes. São 15 mil a média de visitas por dia, continuando a ser de Braga o maior número de visitantes seguindo-se o Porto, Guimarães, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Lisboa e Barcelos. E se o ano passado eram cerca de 30% as pessoas de fora de Portugal que nos visitavam, esse número aumentou para 34% e temos cada vez mais portugueses espalhados pelo mundo a visitar-nos todos os dias.

Aliás... este será um tema ao qual daremos muita importância a partir de Setembro com novas rubricas, novas reportagens e entrevistas. Fique atento. Vai valer a pena.

Mas... o Correio do Minho não se esgota na sua versão de papel nem no seu site.

O Correio do Minho faz parte de um grupo - Arcada Nova - onde conta com a companhia da Rádio Antena Minho. Uma rádio que cada vez mais quer ser do Minho e que, em Setembro, arranca com novos projectos. Já nestes últimos meses muitos dos programas passaram a ter imagem e podem ser seguidos em directo pelo Facebook, ou revistos nas nossas páginas do YouTube.
Mas aqui também teremos notícias em breve. E, para além do Correio do Minho e da Antena Minho, o grupo conta ainda com o jornal Maria da Fonte, com 131 anos - e que, na próxima semana, vai ser homenageado no Parlamento Europeu juntamente com mais 30 jornais centenários - e a agência de comunicação e publicidade Vértice.
Para já, todos juntos fazemos muito, mas queremos fazer mais...
Todos juntos levámos até si durante o último ano várias iniciativas de carácter social, colóquios, conferências e festivais de música. E mesmo em relação a estas iniciativas temos já programadas mudanças para 2018, com a realização de mais conferências e festivais de música numa onda de descentralização que queremos passe a ser efectiva. Consolidada Braga onde teremos os maiores eventos, faremos réplicas de conferência e festivais por outros concelhos do Minho e daremos ainda mais atenção à Galiza. Galiza, aliás, com quem temos excelentes protocolos e já fazemos programas de rádio em conjunto e onde iremos fomentar mais a troca de partilhas com outros jornais e rádios.

E como todos os dias o nosso objectivo é servir os nossos leitores, e porque não queremos deixar passar em claro este nosso 91.º aniversário, temos uma prenda para lhe oferecer... um livro de banda desenhada com o título ‘O Cajado de Da-ghdha’. Uma divertida banda desenhada cheia de aventuras e intrigas, ilustrada por Norberto Fernández (que iremos conhecer em próximas edições do jornal) e onde vamos viajar por todo o Eixo Atlântico. Eixo Atlântico que tem sido nosso parceiro em diversas iniciativas e que agora se junta ao Correio do Minho com este livro, porque também o Eixo está cheio de história e porque comemora este ano 25 anos. Juntamos os dois aniversários e juntos temos este excelente livro de banda desenhada para lhe oferecer e que vale mesmo a pena. Entre os protagonistas terá muitas surpresas e caras conhecidas. Conhecerá o Norte de Portugal e da Galiza... Vai mesmo valer a pena! Por isso, reserve já o seu jornal no dia 14 de Julho, dia em que lhe vamos oferecer este excelente livro.
E aqui está mais uma prova da proximidade com a Galiza que vamos continuar a fomentar nos próximos anos com mais projectos conjuntos.

As novidades vão surgindo e o que queremos é cada vez mais agradar ao nosso público. E, neste momento de festa, quero mais uma vez agradecer a todos os nossos leitores, anunciantes e amigos, que todos os dias continuam a acreditar e a apostar em nós.
E, claro, a todos aqueles que trabalham nesta casa. Àqueles que lutam arduamente, todos os dias, para levar até si o melhor produto. A todos aqueles que mostram e demonstram o seu profissionalismo e dedicação a uma casa que já é sua... São (confesso mais uma vez) verdadeiros heróis. E digo-o, também, por todo o trabalho que muitas vezes não é visível, as horas e horas perdidas para fazer um melhor produto. A todos o meu muito obrigado.
Mais uma vez estamos todos de parabéns.

O sucesso do Correio do Minho é o nosso sucesso e o sucesso dos nossos leitores.
Parabéns Correio do Minho!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia