Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

O governo vai fazer de conta

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Ideias

2017-06-22 às 06h00

José Manuel Fernandes José Manuel Fernandes

Ogoverno de António Costa prega o descentralismo, mas pratica o centralismo. A última prova foi a decisão de propor a cidade de Lisboa para nova sede da Agência Europeia do Medicamento (AEM), que vai sair do Reino Unido em virtude do Brexit.
António Costa não lançou nenhum debate e não quis fazer a ponderação de outras localizações. Os critérios gerais ainda nem sequer estavam conhecidos, mas a decisão era que só Lisboa recolhia em Portugal condições para a instalação desta importante agência. O problema torna-se mais grave porque tudo isto é, para muitos, a atitude normal. A argumentação é simples: Lisboa é a melhor localização para tudo, porque é onde já está tudo!

O centralismo alicerçado neste pensamento prejudica Lisboa e Portugal. Já o disse várias vezes e repito: Portugal prega na UE - e bem - a necessidade de coesão social, económica e territorial, mas não a pratica no seu próprio território!
Por uma questão de óbvio interesse nacional, nada se tem a opor e todos os portugueses devem unir-se quando Portugal avança com uma candidatura no contexto europeu que representa uma enorme mais-valia para o país.
Mas o mesmo não pode dizer-se quando a formalização dessa candidatura põe precisamente em causa o interesse nacional, hipotecando simultaneamente as já difíceis possibilidades de sucesso da candidatura portuguesa, num processo que envolve os 27 Estados-Membros.

A opção cega por Lisboa revela uma natureza de tal maneira centralista do atual governo que constitui mesmo um argumento negativo para a candidatura de Portugal, considerando o critério da descentralização que preside à iniciativa da União Europeia em distribuir pelo território europeu este tipo de organismos e agências europeias.
O critério da distribuição geográfica (geographical spread) é, aliás, um dos mais relevantes para a escolha do local.
Acontece que Lisboa é já sede das duas agências europeias sediadas em Portugal: o Observatório da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima.
Com a excepção de Bruxelas, não há nenhuma cidade europeia com mais de duas agências!
Na distribuição pela Europa, vemos que, das três situadas em França, só uma está em Paris. Alemanha, Holanda ou Itália prescindiram de localizar as ‘suas’ agências nas capitais. E Espanha, em cinco, não tem nenhuma em Madrid, mas sim em Vigo, Alicante, Torrejón de Ardoz, Bilbao e Barcelona.

É evidente que seria melhor a agência dos medicamentos vir para Lisboa do que não vir para sítio nenhum em Portugal. Mas a UE defende o princípio da não concentração de modo a favorecer a coesão social, económica e territorial, ou seja, a candidatura de Lisboa não tem hipótese de sucesso.
Perante esta situação, avancei, conjuntamente com o meu colega Paulo Rangel, com uma petição para que existisse um processo inclusivo, onde outras cidades, como Porto e Braga, pudessem apresentar as suas candidaturas.

No Norte, temos cidades com património edificado de excelência para instalar imediatamente, ou num prazo extremamente curto, os serviços da Agência Europeia do Medicamento.
E também dispomos de infraestruturas de educação para os filhos dos funcionários, oferta de serviços de saúde e de apoio social, oportunidades de trabalho, com indústria de ponta e de investigação com forte internacionalização, universidades de excelência reconhecida internacionalmente, com atividade particularmente especializada na área da saúde - incluindo vários cursos de farmácia em diferentes instituições de ensino superior e os cursos de Medicina nas universidades do Minho e do Porto.

Esta é uma região servida pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, com infraestruturas de fácil e rápido acesso.
É na Trofa que está sediada a BIAL, uma empresa farmacêutica portuguesa com medicamentos em mais de 50 países e referência ao nível da inovação e investigação na saúde.
No Minho, a par da parceria Hospital/ /Universidade, responsável por quase um terço dos ensaios clínicos que se realizam em Portugal, dispomos ainda do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e do Grupo de Investigação 3B's no AvePark.

O governo acabou por recuar parcialmente: afinal, agora, só Lisboa e… Porto podem apresentar candidatura. Uma mudança de posição que apenas vem reiterar a incapacidade deste governo socialista em encontrar alternativas à obsessão centralista do exercício do poder, vincando incompetência para perceber o real significado e a importância da coesão.
O recuo do governo na opção exclusiva por Lisboa e a admissão da possibilidade Porto não acontecem por uma avaliação ponderada de critérios ou estratégia de desenvolvimento estrutural, mas antes por razões eleitoralistas, face à proximidade das autárquicas. A prova é que foi o candidato do PS à Câmara do Porto que procurou capitalizar o recuo do governo.

De fora das opções nacionais anunciadas por ‘decreto’ governamental, voltou a ficar Braga. Porquê? Porque é que não se permite essa possibilidade? É aceitável o silêncio dos dirigentes socialistas do distrito de Braga relativamente a este assunto? É que, para além de Braga ter condições de sucesso, também seria uma forma de afirmarmos e darmos a conhecer em termos europeus o que fazemos e as nossas mais-valias.
Neste processo, a atitude do governo é cínica. Vai fazer de conta que também defende o Porto. Depois de ter já defendido Lisboa perante as instituições da UE, vai dizer que afinal se enganou e pretende outro local? É evidente que não. O governo vai fazer de conta.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho