A UE no Minho: quantos exemplos consegue encontrar?

Ideias

autor

Sofia Colares Alves

contactarnum. de artigos 8

Sabia que se prevê que que 580 000 habitantes do Vale do Ave, no Minho, beneficiem de um programa importante que melhora as estações de tratamento de águas residuais da região? Este é um projeto importante para melhorar a qualidade da água no Norte de Portugal e que é apoiado pela União Europeia (UE). Sabia que existe um catalisa- dor da mudança estrutural no norte do país, aumentado as oportunidades de emprego na região? Estes são apenas dois dos muitos projetos que recebem financiamento da política regional da União Europeia na região do Norte de Portugal.
A UE não são os edifícios em Bruxelas, nem documentos abstratos. A UE faz parte da nossa vida, nas nossas escolas, hospitais e museus, no conhecimento que criamos, nas empresas que inovam e empregam, nos programas de formação ao longo da vida; todos os dias. E um dos instrumentos que diariamente faz a diferença em cada uma das nossas regiões, em concreto no Minho, são os vários fundos estruturais e de investimento que, completados por programas como o Horizonte 2020 e o Plano de Investimento para a Europa, investem em projetos que transversalmente contribuem para o crescimento económico sustentável e uma sociedade cada vez mais justa e solidária.
Porque a UE está bem presente na vida dos habitantes da região norte de Portugal, mas nem sempre de forma visível e reconhecida, a Comissão Europeia convida todos a encontrarem exemplos que comprovem o quanto está 'A Europa na Minha Região' ('Europe in my region'). E podem participar de quatro formas diferentes para descobrir e dar a conhecer mais sobre os inúmeros projetos apoiados pela UE nesta região: jornadas de portas abertas de projetos, uma caça ao tesouro (2 de maio a 14 de junho), um concurso de fotografia e um concurso de blogues (os dois últimos decorrem até 28 de agosto).
Abrem-se oportunidades para o público visitar projetos, perceber o impacto nas suas vidas, podendo depois partilhar a sua experiência e, assim, fortalecer a consciência de todos os cidadãos para o impacto e vantagens do apoio dos fundos europeus. E como estes têm contribuído de forma clara para uma melhor qualidade de vida de todos os cidadãos, reduzindo as disparidades entre as regiões europeias.
Se compararmos o Portugal de 1986 (data da adesão à CEE) ao país de hoje, a melhoria é exponencial em áreas tão determinantes como a mortalidade Infantil, o analfabetismo, o abastecimento de água potável ou as acessibilidades. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer, cada vez mais virado para a sociedade do conhecimento, para a tecnologia, a sustentabilidade, a cidadania e a inovação.
Ao longo dos anos, centenas de milhares de projetos por toda a UE beneficiaram de investimento através dos programas da política regional. O seu principal objetivo passa por estimular o crescimento económico de todas as regiões e, de forma solidária e ativa, presta mais apoio às menos desenvolvidas. Portugal foi e continua a ser um dos países que mais beneficia dos vários Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia. Estes fundos da UE abraçam projetos por todo o país e abrangem muitos setores: desde as estradas à extensão de linhas de metro, escolas, hospitais, museus, piscinas e outros equipamentos desportivos, redes de banda larga, unidades fabris, estimulo à investigação e à empregabilidade… e a lista continua. Podemos afirmar, assim, que todos os portugueses interagem com e usufruem de projetos financiados por fundos europeus no seu dia-a-dia. Descubra e partilhe alguns perto de si. Porque a Europa é parte do seu Minho.
Como participar?
Jornadas de portas abertas de projetos: existem 19 iniciativas em Portugal. Estas consistem numa sessão pública sobre dado projeto em certas regiões - Norte, Centro, Litoral e Lisboa e Vale do Tejo.
Descubra qual a sessão mais próxima da sua região através do seguinte link: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/#events
Caça ao tesouro: Consiste num jogo online em que tem de identificar o número de países representados numa imagem e dar a sua resposta na Internet através do seguinte link: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/projecthunt/
Concurso de fotografia: Consiste na partilha de fotos em que demonstre como os investimentos da UE estão a ser utilizados onde quer que viva, trabalhe ou viaje. O prémio consiste Ganhar numa viagem dupla a Bruxelas e na participação num workshop de fotografia em Outubro de 2017. Participação através da página de Facebook da European Commis- sion:
https://www.facebook.com/EuropeanCommission/app/386310531430573/
Concurso de blogues: Até 27 de junho, escreva uma publicação num blogue, em qualquer língua, sobre qualquer projeto financiado pela UE e poderá ser um dos quatro vencedores convidados para a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios em outubro de 2017.
http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/blogging/
Para mais informações:
Melhorar a qualidade da água no Norte de Portugal:
http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/projects/portugal/major-scheme-upgrades-water-quality-in-northern-portugal
Um catalisador da mudança estrutural no Norte de Portugal:
http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/projects/portugal/a-catalyst-for-structural-change-in-northern-portugal
Campanha Europe in My Region 2017: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/#events
Política Regional em cada país:
http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia