Equipa de Robótica do Agrupamento de Escolas de Amares vence pela 5.ª vez no festival nacional de robótica

Voz às Escolas

autor

Pedro Cerqueira

contactarnum. de artigos 61

O Clube de Robótica da Escola Secundária de Amares foi criado em 2008 com o intuito de motivar os alunos para as novas tecnologias, em especial aqueles que integravam os cursos profissionais de informática. No ano letivo de 2009/2010, já com diferentes docentes a integrar o clube, participamos pela primeira vez numa competição nacional de robótica, na modalidade de dança robótica. Nesse ano alcançamos o quinto lugar nacional e fomos campeões mundiais na categoria de Superteam em Singapura.

Desde esse ano, a competição nacional de dança robótica na categoria de 15 aos 19 anos tem sido dominada pelo Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Amares - ESAROBOTS. Saímos vencedores em 2011 na cidade de Lisboa, em 2012 em Guimarães, novamente em Lisboa em 2013, em 2015 em Vila Real e este ano em Bragança. Para além disso, alcançamos o 2.º lugar na prova realizada em Espinho em 2014.

A comitiva do Agrupamento de Escolas de Amares que participou no Festival Nacional de Robótica deste ano, realizado no Instituto Politécnico de Bragança, entre os dias 4 e 8 de maio, era constituída por 8 elementos: os professores Luís Paulo Bernardino e Fernando Costa e pelos alunos Carlos Alves; Leandro Macedo; Luís Carlos Costa e Marcelo Azevedo dos cursos profissionais de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos.

Os três robôs apresentados a concurso pela equipa ESAROBOTS mostraram a criatividade, a capacidade de inovação, qualidade e saber na programação e o reaproveitamento de materiais e equipamentos por parte dos nossos alunos. Com muito parcos recursos financeiros, a nossa equipa provou que é possível fazer coisas bonitas. Em palco foi apresentado um cubo com 512 Leds que permite a visualização de símbolos e letras em 3D, um carro telecomandado por Bluetooth através de uma aplicação em Android e um braço robótico que replica os movimentos efetuados por uma luva calçada numa mão de uma pessoa.

Numa prova destas, as equipas têm de desenvolver intenso trabalho de construção e programação dos robôs e montar uma apresentação em que estes se movimen- tam ritmicamente ao som de música em sintonia com movimentos de dança de um ou mais alunos.
Para a construção dos robôs são convocadas várias outras competências técnicas de diferentes áreas. É de realçar que algumas peças foram desenhadas pelos alunos e impressas na Escola Secundária numa impressora 3D.

É por estas razões que continuamos a acreditar nas mais valias associadas ao clube de robótica do Agrupamento na formação dos nossos alunos, em especial daqueles que optaram por uma formação técnica de nível secundário na área da informática e eletrónica. O sucesso que temos alcançado comprova a formação de excelência ministrada aos nossos alunos e as suas capacidades técnicas e artísticas.

Como resultado do sucesso alcançado a nível nacional, a equipa ESAROBOTS foi convidada pelo Comité Português da RoboCup Federation para representar Portugal na competição mundial ROBOCUP 2016, a realizar em Leipzig, Alemanha, entre 30 de junho e 3 de julho de 2016.
Com o apoio de algumas instituições do Concelho, iremos mais uma vez, fora de portas, mostrar o trabalho de qualidade que se faz no Agrupamento de Escolas de Amares.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia