Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Coração feliz

A responsabilidade de todos

Banner publicidade

Correio

2012-11-19 às 06h00

Leitor Leitor

João Pedro Marques e Castro

Percorrer o Concelho de Fafe é certamente, abraçar caminhos de descoberta em que se entrelaçam, a ruralidade e o modo mais citadino de vida. Qualquer grupo territorial que seja bafejado pela sorte de ter a Natureza a seu favor tem logo aí um acréscimo muito grande.
O nosso Concelho tem Serras de magnífica relevância. Temos uma área geográfica grande, marcada por uma Natureza agreste mas amiga, que possui sérias e grandes potencialidades.

O aproveitamento da energia eólica, necessariamente uma forma de energia de presente e futuro, abre a porta e dá um bom exemplo daquilo que com o passar do tempo tem de ser a necessária adaptação de energias não renováveis para energias renováveis. Estas últimas, único garante de futuro. E nestes maciços existem ótimos exemplos de preservação da Natureza como aposta de desenvolvimento. A freguesia de Aboim tem sido nos últimos tempos, palco de várias manifestações culturais e artísticas, que mantendo a sua identidade têm feito desta, claramente, uma freguesia virada para o progresso.

Mas também de tradições religiosas vive o nosso Concelho. O lugar da Lagoa onde ano após ano, muitas e muitas pessoas vão ao seu encontro, para colocar na cabeça a sua Santa e tirar o Diabo do Corpo. E como falo de religião, importante referir as nossas festas da Senhora de Antime, ponto alto das festividades do Concelho, que atrai milhares e milhares de pessoas e é um marco inolvidável das terras de Fafe.

Freguesias como estas são exemplos muito presentes de vivacidade, de proatividade, de cooperação e solidariedade entre todos. Ma apresentam-se como os figurinos de todas as outras. O reconhecido pão-de-ló de Fornelos, o vinho de Várzea Cova. E de jogos tradicionais de forte marca expansiva vive também o nosso espaço, com o jogo do pau a assumir-se como um jogo de Fafe, com Fafe e para Fafe.

E já que falamos de Fafe, que tal referir o símbolo da nossa justiça, intemporal, pois somos gente de carácter, de verdade, de senso comum solidário e de muito trabalho. Ali perto do Tribunal, o símbolo da Justiça de Fafe, quando um homem do Povo disse a um burguês que de maneira boa ou má, todos somos iguais em direitos, e que uma sociedade mais igualitária é caminho indispensável para a coesão social.

E calcorreando as nossas ruas, que bom é sentar num dos bancos ali da Arcada! Movimento contínuo e ordenado, com muita luz, com muita gente, com muita alegria e com muita satisfação. O Concelho de Fafe é prontamente, o maior batimento do nosso coração!

Deixa o teu comentário

Últimas Correio

08 Outubro 2017

A Cidade Inteligente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho