Voz às portuguesas e não só...

Voz às Escolas

autor

Luís Monteiro

contactarnum. de artigos 32

As escolas estão a viver uma semana de pausa letiva o que nos permite refletir no trabalho que fazemos com outras escolas, outras realidades e até, porque não, uma autoavaliação de atividades que se vão desenvolvendo entre escolas com realidades diferentes. Esta crónica é a partilha do momento da despedida de um grupo de alunos e professores polacos que estiveram uns dias no nosso meio, num projeto específico de intercâmbio que se realizou pelo terceiro ano consecutivo, depois de uma experiência no programa Comenius.

Estes projetos permitem adquirir competências de comunicação em Inglês e conhecer a história e os costumes de outros povos - numa perspectiva verdadeiramente multicultural. Promove ainda a cooperação entre professores e alunos, bem como um grande envolvimento dos encarregados de educação - as despesas são custeadas pelos professores e alunos, e os encarregados de educação são chamados a participar na planificação das atividades do intercâmbio. E, não menos importante, permite estabelecer contactos e amizades para a vida...

Na ‘hora da despedida’, convidei a professora coordenadora do projeto na escola da Polónia, Beata Sobel, a dar ‘Voz à Escola’.

“5 de março de 2012, 4:30 da manhã, Aeroporto Sá Carneiro, Porto.
Um grupo de adolescentes agrupa-se num círculo, abra-çam-se e choram. Junto dos mesmos, um grupo de adultos luta contra as lágrimas que teimam em surgir nos seus olhos. Há alunos e professores. Estes são os últimos momentos do intercâmbio entre a escola polaca II Liceum Ogólnokształcącym de Tychy e a Escola Secundária de Vila Verde de Portugal. Não há mais palavras - as ações falam mais do que as palavras. Os sentimentos são os mesmos, ano após ano, na organização do nosso intercâmbio. Professores e alunos dos dois países passam juntos duas semanas (uma na Polónia e uma em Portugal), visitam lugares de interesse, têm aulas nas duas escolas, vivem a vida das famílias de acolhimento e... tornam-se muito próximos. Os professores interagem entre si e comparam os vários aspetos da sua profissão. Para todos, esta é viagem das suas vidas. Eles são os melhores e os verdadeiros embaixadores dos seus países. Surpreendentemente descobrem que povos de pontos tão distantes da Europa podem ter os mesmos sentimentos, os mesmos problemas, ouvem a mesma música e vêm os mesmos filmes. Nenhum agente de turismo, por qualquer valor monetário, será alguma vez capaz de proporcionar um encontro tão próximo e tão real de um país e do seu povo. Um outro aspeto importante são os preparativos, que começam alguns meses antes da chegada da escola parceira. Os esforços de inúmeras pessoas, pais, professores, alunos e instituições unem-se para providenciarem uma ‘recepção real’ aos seus parceiros, mas mesmo assim nada será comparável com as experiências emocionais vividas pelos mesmos durante todo o projeto. Torna-se muito difícil encontrar na língua polaca palavras adequadas para transmitir todas as impressões e comentários testemunhados, mas mais difícil ainda transmiti-los em Inglês, a nossa língua de comunicação. O melhor testemunho é sem dúvida aquele dado pelas palavras trocadas no Facebook entre os alunos intervenientes, no final de cada visita. As palavras fervem com o seu entusiasmo e com a franqueza das suas opiniões e são perpetuadas pelas centenas de fotografias de momentos e lugares partilhados. Concluindo, para construirmos algo válido na educação não precisamos de milagres nem de financiamentos de milhões de euros. Graças à dedicação e ao trabalho constante de alguns professores torna-se possível atribuir uma dimensão europeia ao ensino e à aprendizagem. Obrigada Amigos Portugueses - gostamos de cada segundo da nossa visita. Aguardamos ansiosamente pela vossa vinda em setembro de 2012.”

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia