Correio do Minho

Braga, quarta-feira

David Carreira, “N.1”

Bragafado sobe ao palco do Theatro Circo

Música

08 Novembro 2011

O disco de estreia de David Carreira, “N.

1” entra directamente para o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas, com liderança destacada no Top de Artistas.

Editado no passado dia 17 de Outubro, o álbum foi premiado com Galardão de Platina à saída, com mais de 15.000 unidades vendidas, proeza que há muito não se via no panorama musical nacional.

Composto por 13 temas inéditos e duas remisturas, o disco apresenta uma sonoridade muito própria e actual, que mistura a música electrónica, com o Pop e o R&B. A produção é assinada pela dupla francesa Tefa et Masta, e conta com a participação de artistas convidados, nacionais e internacionais.

O single de avanço é o tema “Esta Noite”, no qual colabora o rapper francês J-Mi Sissoko e já toca nas rádios.

“N.1” é o primeiro álbum de David Carreira, cujo título se revelou auspicioso tendo em conta esta entrada directa para Nº1 do Top.


David Carreira cresceu no seio de uma família de artistas e muito embora a música fosse um elemento fundamental no seu dia-a-dia, mas nada indicava que se viesse a contagiar pela vida de palco do pai e do irmão. O futebol era a sua grande paixão e, com muito empenho e trabalho, ingressou aos 10 anos nas camadas jovens do Sporting Clube de Portugal. Uma lesão no joelho direito acabou por condicionar a realização do seu sonho, impedindo-o de continuar a jogar profissionalmente. Hoje, olhando para trás, David considera que era um atleta muito esforçado, que chegou a achar que seria o “Cristiano Ronaldo da defesa, mas que afinal tinha dois pés esquerdos”.

Muito jovem, dinâmico e trabalhador, não tardou para que David começasse a expandir outros talentos e, rapidamente, a indústria da moda reparou nele. Em 2008 é convidado para pisar algumas das mais reputadas passerelles do país, como a Moda Lisboa ou o Portugal Fashion. Em paralelo, David Carreira continuava os seus estudos no Liceu Francês, ingressando no ensino superior no curso de Gestão de Empresas.

A experiência como manequim fê-lo perder alguma da sua timidez nata e a encarar o público de outra forma. Assim, e após dois castings em anos anteriores, quando surgiu a oportunidade de ingressar na série de televisão líder de audiências em Portugal, “Morangos Com Açúcar”, David não hesitou e encarnou da personagem Lourenço Seixas, um dos protagonistas mais acarinhados de sempre na série.

Enquanto “Lourenço”, David foi obrigado a desenvolver as suas capacidades ao nível do canto e da dança. Lourenço era aluno de uma Escola de Artes e protagonizava alguns dos principais momentos musicais. David afirma que, inicialmente, não foi fácil mas que com o passar do tempo, as aulas de representação, o treino, trouxeram ao de cima as aptidões que David sempre teve para a música e outra grande paixão nasceu.

É neste contexto que surge “N.1” que, como o próprio nome indica, será o primeiro disco do David Carreira, e que congrega a perspetiva atual do artista sobre a música: os seus gostos, emoções alegrias, tristezas, amores e desamores, ritmos, melodias, traduzidos num disco surpreendente.

A experiência de estúdio revelou-se uma grande aprendizagem para o artista, bem como mais um teste à sua capacidade de trabalho e organização visto que teve de conjugar, no mesmo período, o ritmo intenso das gravações dos “Morangos com Açúcar” e sessões de estúdio em Paris. “No início eu só fazia maquetes aos fins-de-semana, mas à medida que vi que podia levar esta vontade de cantar para a frente, comecei a trabalhar no álbum durante a noite. De dia tinha as gravações dos “Morangos série 8”, à noite estudava os textos do dia seguinte, e até às 2h da manhã trabalhava tudo o que era relacionado com a música. Aos fins-de-semana gravava aquilo que tinha preparado durante a semana. Trabalhei, durante este período, em mais ou menos 30 músicas das quais apenas 14 foram utilizadas.”

David é autor ou coautor com Paulo Martins da maioria das letras: “Fiz questão de escrever ou participar na escrita das letras deste álbum. Acho essencial porque para cantar algo, tenho que acreditar naquilo que estou a dizer.”

O disco conta com treze temas inéditos e versões de dois destes temas. David destaca um tema que foi essencial para todo o projeto: “Perdido”. “Antes de ter a certeza que ia fazer um álbum, fui fazendo algumas maquetes para ver se a ideia de fazer um disco ia para a frente ou se era para esquecer. A maquete desta música foi decisiva! Foi aí que descobri mais ou menos o meu estilo musical e que podia levar este sonho para a frente”.
Muitas são as participações especiais neste disco. Os artistas convidados rapidamente se prontificaram a colaborar, como explica o próprio David - “ A troca de ideias e universos musicais foi muito boa. Pude trabalhar com pessoas de diferentes estilos e todas essas participações fazem com que este álbum tenha diferentes registos. Pop, electro, RnB…”

Cali dos “Flow 212” e os “Mundo Secreto” participaram no tema “Burning like fire”, uma experiência que David recorda com uma gargalhada: “ Foi excelente, foi só rir! Escrevemos a letra no carro a caminho do Porto no dia em que a íamos gravar, pois este tema foi o único gravado em Portugal.”

Lea Castel é a voz feminina no tema mais introspetivo do disco, “Só tu e eu”. David considera que esta é a balada mais bonita do disco e que ganhou uma dinâmica diferente com a interpretação de Lea, cujo álbum de estreia já vendeu em frança mais de 200.000 discos.

J-Mi Sissoko, reconhecido rapper francer (autor do tema “Guetto Bo” do filme “Taxi 4”) é o rapper convidado no primeiro single de avanço do disco, um tema contagiante que não vai tardar até se fazer ouvir em qualquer pista de dança. “Esta Noite”, o primeiro avanço deste disco, que já se ouve nas rádios, é um dos temas da nova série “Morangos com Açúcar”, um êxito crescente de visualizações no Youtube e, muito em breve, será ouvido um pouco por todo o país.

Deixa o teu comentário

Últimas Música

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.