Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Portugal Insólito

Falar bem, Escrever melhor

Literatura

18 Janeiro 2016

Um livro surpreendente que nos dá a conhecer um Portugal desconhecido e… misterioso.


Sabia que a eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República de Portugal foi anunciada pelo espírito de D. Sebastião?
Já ouviu falar do autocarro voador que em maio de 1981 ganhou asas com 40 peregrinos espanhóis lá dentro, a caminho do Santuário de Fátima?

Estas são algumas das incríveis histórias que vai encontrar neste livro.
O historiador Joaquim Fernandes, especialista em antropologia religiosa, mergulhou em alfarrábios e jornais antigos, e traz-nos uma obra repleta de prodígios, videntes, bruxas, poções mágicas, enigmas, fenómenos paranormais e milagres que marcaram Portugal no passado.
Nestas páginas há gigantes que aterraram na serra da Gardunha, marcianos com armas que disparavam fogo em Braga, poções, águas e até árvores milagrosas que curam doenças!


O autor:
Joaquim Fernandes é professor da Universidade Fernando Pessoa, historiador e cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC) daquela instituição de ensino.

Interessa-se particularmente por fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias, e pelo debate entre ciência e religião. Na sua tese de Doutoramento, debruçou-se sobre O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Foi a primeira tese de doutoramento sobre esta temática na academia portuguesa e europeia, tendo sido editada com o título Moradas Celestes (Âncora Editora, 2014).

É coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d’Armada.

Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, O Cavaleiro da Ilha do Corvo, a que se seguiram os ensaios O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos e Mundos, Mitos e Medos - O Céu na Poesia Portuguesa. Em 2010, escreveu em coautoria o guião do telefilme A Noite do Fim do Mundo, que retrata as reações em Portugal à aproximação do Cometa Halley, em 1910, integrado no ciclo dedicado ao Centenário da República Portuguesa programado pela RTP1.

Coordenou em 2008 a série temática Encontros Imediatos (RTP2), dedicada ao fenómeno OVNI em Portugal. Publicou em 2015 a História Prodigiosa de Portugal. Magias & Mistérios, na sequência da História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas, dada à estampa em 2012. Editou em 2014 o seu segundo romance histórico, As Curandeiras Chinesas: Um motim que abalou a I República (ed. Gradiva).
Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do Século XX (Porto Editora, 2001).




Portugal Insólito
Joaquim Fernandes
Manuscrito

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.