Correio do Minho

Braga, segunda-feira

A vida num degrau

Falar bem, Escrever melhor

Literatura

20 Julho 2016

A editora PACTOR apresenta “A Vida num Degrau - Histórias reais de quem venceu a depressão”, o novo livro de Diogo Telles Correia, psiquiatra e psicoterapeuta, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia, disponível a partir de hoje nos escaparates das livrarias.

Mundialmente conhecida como uma pertubação emocional na qual são experiênciadas emoções de angústia, tristeza, frustação e solidão, a depressão assume hoje em dia proporções colossais e afeta pessoas de todas as idades e classes sociais. Apesar de silencioso e em muitos casos diagnosticado tardiamente, este transtorno pode efetivamente ser curado, sendo para isso fundamental a procura de ajuda.

“A Vida num Degrau” surge como uma fonte de esperança e inspiração para todos aqueles que sofrem desta doença. Através do relato emocionante das histórias de vida reais de António, Afonso, Pedro e Joana, que se viram desprovidos da plenitude das suas vidas mas que 'degrau a degrau' combateram a depressão, assistimos, ao longo das páginas, à forma como cada um encarou esta doença, os tortuosos e amargurados caminhos que percorreram e os diversos tipos de acompanhamento que receberam.

Neste seu novo livro, Diogo Telles Correia aborda a depressão endógena (António cresceu com a depressão, ou seja, provocada por fatores biológicos), a depressão reativa causada por questões amorosas (Afonso desenvolveu a doença na sequência de conflitos com a sua namorada), a depressão reativa causada por mobbing (Pedro sofreu de assédio moral no local de trabalho e foi a sua esposa que pediu ajuda médica) e a depressão bipolar (Joana sofria da forma mais grave desta doença mental e recebeu tratamento electroconvulsivo).

“Ainda que sejamos produto do nosso passado, não somos completamente reféns dele. É aqui que o autor, através das suas competências clínicas e científicas, ajuda os pacientes a subir o degrau da ambivalência entre passado e futuro. (…) Mostra-nos ser possível o estabelecimento da relação empática com os doentes, assim como discernir o que é (in)compreensível entre personalidade e doença”.
In Prefácio de Filipe Arantes Gonçalves,
Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta, Membro Fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica


“O livro que aqui se apresenta é revelador da humanidade e profissionalismo do seu autor (…) É uma obra de exemplo e fonte de inspiração para a implementação de boas práticas clínicas e uma luz de esperança para as pessoas que padecem destes tipos de perturbações, no sentido de obterem acesso a mais e melhores cuidados de saúde mental em Portugal.”
In Prefácio de Delfim Augusto d’Oliveira,
Presidente da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB)


“Todos os estudos realizados apontam para que o caso do Pedro tenha sido apenas um dos 300 a 400 mil trabalhadores portugueses vítimas de assédio moral. E se já é estatisticamente insignificante o número de casos que chega a tribunal, mais raros são ainda os casos que terminam em condenações das entidades e/ou pessoas prevaricadoras, sendo mesmo absolutamente excecional o número dos que culminam com uma decisão que não apenas compense adequadamente a vítima como também sancione devidamente o infrator. (…) Este assunto da incapacidade da Ordem Jurídica (…) é demasiado sério e grave para ser deixado apenas aos especialistas e, em particular, aos juristas.”
Comentário de António Garcia Pereira ao capítulo 3 sobre mobbing,
Advogado e especialista em Direito do Trabalho, e Professor Auxiliar no ISEG.


O autor:
Diogo Telles Correia é médico Especialista em Psiquiatria e Psicoterapeuta. Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde é Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria e de Psicopatologia. É Assistente Hospitalar do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria e Consultor na Unidade de Transplantação Hepática do Hospital Curry Cabral. Para além destas funções, é Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, bem como de múltiplas outras associações nacionais e internacionais. Tem vários livros publicados que são referências em Portugal e noutros mercados de língua portuguesa, bem como dezenas de artigos científicos na área da Saúde Mental em revistas internacionais de relevo.





A vida num degrau
Diogo Telles Correia
Editora Pactor

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.