Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Clepsidra em Monção

Sobre o Amor

Arte & Exposições

02 Fevereiro 2011

Um espectáculo de teatro a partir do universo da água O aproximarte - Projecto Pedagógico apresenta CLEPSIDRA, um espectáculo para famílias e crianças do 1º ciclo do ensino básico, com estreia a 4 de Janeiro no município de Valença.


Com criação de António Júlio e co-criação e interpretação de Gonçalo Fonseca, CLEPSIDRA conta a histórias de pessoas, lugares e acontecimentos, na margem de problemáticas colocadas pela gestão, distribuição e consumo hídricos.

Este espectáculo foi concebido para integrar um conjunto de acções desenvolvidas pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) enquanto entidade promotora do projecto ECOREDESANEASOL - Bacia Hidrográfica do Minho - requalificação ambiental e boas práticas de gestão dos recursos hídricos, e no sentido de dinamizar um conjunto de actividades de sensibilização ambiental na temática da gestão eficiente dos recursos hídricos.

UMA PERGUNTA…

P- De que forma um espectáculo com a temática da água pode contribuir para a sensibilização deste público-alvo para boas práticas de gestão dos recursos hídricos?

CIM Alto Minho - Considerando a temática da gestão integrada dos recursos hídricos, um assunto de extrema importância e relevância para a sustentabilidade territorial, em particular para a qualidade de vida das populações, o espectáculo criado pelas Comédias do Minho, no âmbito do projecto Ecoredesaneosol, através de formas de comunicação agradáveis aos sentidos do público, vão aumentar certamente a consciencialização da importância de boas práticas diárias no uso da água nas diversas componentes da sua alargada utilização.

Co- Promotor Financiamento Criação e Produção
Sendo um espectáculo construído com um público-alvo definido, crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, Clepsidra pretende sobretudo comunicar com estes, mas é por estes serem o alvo que consideramos todos os outros públicos e idades. Afinal o que é olhar para um lago e vermo-nos reflectidos nele? o que é sentirmo-nos dentro desta coisa a que chamam natureza e desta outra a que chamam sociedade? e o que significa estarmos sós ou sermos um sozinho sem par? e como se traduz isto do tempo? e como o agarramos? e será que o podemos armazenar, como se faz à água? e se a água for risonha e a pessoa estiver gasosa ainda estaremos neste mundo?

Clepsidra expõe coisas que começam por falar aos ouvidos dos pequenos e é também um espelho para nos reflectirmos a nós, que já não temos dez anos mas ainda escutamos o murmurar dos riachos e fazemos tempestades em copos de água.

QUANDO - HORAS ESPECTÁCULO
27 Jan 2011 e 28 Jan 2011 - 10h e 14h
29 Jan 2011 - 14h30
31 Jan 2011 a 02 Fev 2011 - 10h e 14h

ONDE
Monção, Monção

QUANTO
n/d

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.